Saiba como a tecnologia no RH pode impulsionar o recrutamento e seleção da sua equipe

A tecnologia no RH impacta no processo de recrutamento e seleção e permite utilizar as melhores ferramentas em sua empresa. O uso da tecnologia no RH é uma tendência de mercado e uma prática essencial para equipes que desejam atuar de maneira mais estratégica

Com a ajuda de ferramentas de recrutamento e seleção, aplicação de dados e inteligência artificial, por exemplo, o processo seletivo se torna mais ágil e eficiente. 

Imagine, por exemplo, que um recrutador precisa preencher uma vaga em tempo recorde e encontra um candidato com o perfil ideal. No entanto,  o profissional está nos Estados Unidos e a vaga é para atuação no Brasil.

Com a globalização, este cenário é cada vez mais comum no dia a dia dos recrutadores, e a solução para esse e outros desafios está na tecnologia aplicada ao RH. Continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens da tecnologia no RH, conheça ferramentas e entenda como adotá-las na rotina da sua companhia.

Por que aliar tecnologia ao setor de RH

Ter um quadro de colaboradores capacitado e alinhado com as metas e objetivos da organização é um dos pilares para o desenvolvimento de uma empresa.

Diante disso, o departamento de Recursos Humanos deve trabalhar em formas de otimizar os processos de recrutamento e seleção para encontrar e contratar os profissionais adequados para compor seus times. Por isso a tecnologia no RH é tão importante.

O uso de ferramentas e soluções tecnológicas colaboram para a tomada de decisões mais assertivas, baseadas em dados, reduzindo o turnover e possíveis prejuízos com a contratação de talentos que não têm as habilidades necessárias para a posição ou fit cultural com a empresa.

Além disso, o uso de tecnologias garante mais flexibilidade e liberdade aos profissionais de Recursos Humanos, colaborando para a criação de um RH estratégico.

Processos manuais podem ser automatizados, permitindo que a equipe dedique o seu tempo e energia ao desenvolvimento de estratégias para que os candidatos e os colaboradores tenham uma boa experiência com a companhia e construam uma relação de sucesso para ambas as partes.

Benefícios da tecnologia no RH

Quando aplicada da maneira correta, a tecnologia pode somar inúmeras vantagens para os processos seletivos e para o setor de RH de modo geral. Confira alguns desses benefícios:

Otimização de tarefas

A maioria das atividades manuais do recrutamento e seleção podem ser automatizadas, como a criação do banco de talentos mais rico e a comunicação com os candidatos. Essa medida agiliza o processo, evitando que as contratações levem muito tempo para serem finalizadas, e otimiza o tempo dos profissionais de RH.

Monitoramento e análise de resultados

As ferramentas e soluções tecnológicas para RH coletam, cruzam e armazenam os dados obtidos durante o processo seletivo, os quais podem ser usados pela equipe de RH para analisar os resultados e a efetividade do recrutamento e seleção.

Esse benefício também permite mensurar o desempenho dos colaboradores e as entregas da empresa. A partir disso, o departamento de Recursos Humanos consegue entender como a organização está posicionada no mercado, quais são os seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado.

Decisões mais assertivas

Com os dados e as análises de resultados em mãos, a companhia consegue tomar decisões de negócio mais assertivas, seja uma contratação para uma nova posição ou uma reestruturação de cargos.

Essa medida colabora para o aumento da produtividade na organização, já que haverá um alinhamento adequado dos colaboradores em suas funções, garantindo bons resultados.

Redução de custos

As decisões mais assertivas evitam cenários que possam dar algum prejuízo financeiro para a empresa, como a contratação de profissionais pouco qualificados e pouco alinhados com a cultura da companhia. 

Assim, elimina a necessidade de um novo recrutamento, investimentos em negócios arriscados e gastos excessivos em cursos ou treinamentos, afinal, com os recursos tecnológicos eles podem ser ministrados on-line e aproveitados de diversas maneiras.

Amplificação da comunicação

Ruídos ou falhas de comunicação podem comprometer o trabalho inteiro de uma equipe, e esse é mais um ponto aprimorado pela tecnologia no RH.

Por meio de plataformas, o time de Recursos Humanos pode enviar notificações ou iniciar conversas com os candidatos em um processo seletivo, com os próprios colaboradores, gestores ou líderes. Com isso, a empresa passa a ter uma comunicação mais efetiva.

Quais ferramentas de tecnologia são usadas no RH?

As ferramentas de tecnologia usadas no RH são aliadas dos profissionais para aprimorar tarefas, experiências e resultados dos processos seletivos e também da gestão de pessoas. 

1. Inteligência Artificial (IA)

Essa é uma das tecnologias primordiais para o RH, já que colabora para a resolução de grandes desafios da área. 

A Inteligência Artificial automatiza a triagem de currículos, permitindo lidar com um grande volume de dados, reduz custos do processo e elimina vieses comuns no processo que podem deixar bons candidatos de lado.

No entanto, é importante ter um profissional de RH qualificado por trás da ferramenta para determinar os filtros de seleção para a vaga, como a escolaridade e as habilidades dos candidatos.

2. Machine Learning

Outro exemplo de tecnologia no RH é o Machine Learning. Com ele, a máquina desenvolve uma memória baseada nos dados dos candidatos contratados no passado.

Ela avalia quais conhecimentos, habilidades e competência eles tinham durante o recrutamento e o seu sucesso na função, tudo isso com base em taxas de desempenho, estabilidade e turnover.

A partir daí, essa tecnologia faz uma análise preditiva para selecionar e classificar candidatos para as próximas etapas do recrutamento e seleção.

3. Chatbot de Recrutamento

Essa ferramenta auxilia o recrutador na comunicação, que é um ponto sensível do processo seletivo.

A principal atribuição do chatbot é fornecer informações em tempo real e sob demanda aos candidatos, melhorando assim a sua experiência no processo. Suas funções incluem responder a perguntas frequentes sobre o cargo, dar feedbacks e atualizações do processo seletivo.

4. Vídeo entrevista

As entrevistas por vídeo chamada permitem que as imagens sejam gravadas e analisadas posteriormente em qualquer dispositivo. Além disso, elimina custos, problemas como deslocamentos físicos, atrasos no cronograma e longas horas de preparação para um encontro presencial, beneficiando tanto os recrutadores quanto os candidatos.

5. Testes online e gamificação

Algumas ferramentas permitem a aplicação de testes durante o recrutamento. A própria tecnologia avalia os resultados e indica quais candidatos devem seguir para a próxima etapa, sendo uma ótima opção para o recrutamento online.

Nessa mesma linha, a realidade virtual e aumentada ganhou espaço em vários segmentos e pode ser explorada para o recrutamento e seleção criando testes ou missões para os candidatos. 

Essa tecnologia ajuda na avaliação das habilidades dos candidatos, como:

  • relacionamento interpessoal;
  • raciocínio lógico;
  • inteligência emocional;
  • pensamento estratégico;
  • capacidade de focar em uma tarefa;
  • organização;
  • comunicação;
  • capacidade de atuar sob pressão, entre outras. 

 

6. Trabalho remoto

Com a pandemia da COVID-19, muitas empresas tiveram que se adaptar a novos modelos de trabalho. Dados de uma pesquisa feita pela Microsoft sobre tendências de trabalho apontam que 58% dos profissionais desejam adotar o modelo de trabalho híbrido ou 100% remoto de 2022 em diante.

Graças aos softwares, as companhias conseguem monitorar e gerir informações, o que possibilita o trabalho remoto, a grande tendência de RH para os próximos anos.

Como implementar o uso de tecnologia no setor de Recursos Humanos             

Incorporar a tecnologia no RH da sua empresa pode ser um processo simples, basta seguir algumas etapas e alinhá-las com os demais setores da companhia. Veja quais são elas:

Identifique as necessidades

O primeiro passo para ter um RH mais tecnológico é identificar quais são as necessidades da empresa, entender em quais aspectos ela precisa se desenvolver, para assim determinar quais tecnologias são as mais adequadas para o cenário.

Incentive o uso da tecnologia

Além do departamento de Recursos Humanos, a empresa como um todo precisa entender a importância da tecnologia para a companhia. Assim, cabe aos profissionais de RH investir na comunicação interna para apresentar os colaboradores à ideia e informá-los como as novas medidas podem otimizar seus respectivos trabalhos.

Capacite os colaboradores

As novas ferramentas devem ser inseridas aos poucos na rotina dos colaboradores e é fundamental que eles sejam capacitados para trabalhar com elas. Invista em cursos e treinamentos para adaptá-los ao novo cenário. 

Sua empresa já implementa soluções de tecnologia no setor de RH? Se está em busca de melhorar a performance e assertividade nos seus processos de recrutamento e seleção, confira nosso guia completo de R&S!