Separamos dicas essenciais para melhorar seu processo de seleção de pessoas

O segredo para uma seleção de pessoas certeira é ter alguns truques na manga. No entanto, para que funcionem sempre, é necessário atualizá-los periodicamente. Para ajudá-lo a começar, separamos dicas essenciais para melhorar seus métodos de entrevista, triagem e seleção e, assim, finalmente contratar o candidato ideal.

Como fazer seleção de pessoas:

1. Entenda o escopo antes de anunciar a vaga

A contratação do funcionário certo começa com a análise da posição aberta. É por meio dela que se coleta informações sobre, responsabilidades, habilidades necessárias e pré-requisitos para a função, as quais são fundamentais para desenvolver a descrição do cargo. Para isso, converse com o gestor da área e, se possível, com o profissional que deixará a posição.

2. Analise as habilidades comportamentais

Independente de uma posição nova ou antiga, é sempre recomendado rever as competências comportamentais que o profissional deve ter.

Analise a equipe atual e entenda qual estilo de personalidade é necessário. Por exemplo, uma equipe enérgica e divertida pode não ser a melhor escolha para um profissional com pouco senso de humor, assim como uma equipe repleta de líderes pode ter conflitos com a chegada de mais um.

Entenda também qual é o nível de comunicação necessário. Se a equipe trabalha com outros departamentos ou clientes, por exemplo, é uma boa pedida buscar um colaborador comunicativo e que expresse suas opiniões com naturalidade.

Outro ponto importante é a dinâmica do trabalho, que pode requerer alguém proativo ou reativo, assim como alguém mais independente ou colaborativo.

Avaliar estes pontos é essencial para antecipar desafios na integração do novo colaborador ao time.

3. Faça um checklist da seleção de pessoas

Crie uma lista com os principais requisitos que o candidato deve cumprir para ser considerado apto para a vaga aberta. Deste modo, você consegue sistematizar e tornar mais rápido e simples o processo seletivo.

4. Formule previamente as perguntas

Escolha as perguntas que fará na entrevista antes mesmo de ela começar, focando nas que elucidarão evidências concretas de como os candidatos se saíram em experiências anteriores. Peça exemplos que comprovem certas habilidades, conhecimentos e qualidades para agregar valor.

5. Use o mesmo roteiro de entrevista

Lembre-se de usar o mesmo roteiro de entrevista para todos. Assim, você garante condições justas e consegue tabular e analisar as respostas e dados com mais facilidade.

6. Leia a linguagem corporal

Outra dica para uma seleção de pessoas eficaz é tentar compreender o candidato por meio de seus gestos, apertos de mão e contato visual. A linguagem corporal pode lhe dar uma ideia de como ele está se sentindo, que tipo de pessoa é e o quão interessado está em sua oportunidade.

7. Foco em experiências e realizações específicas

Na entrevista, pergunte sobre experiências anteriores e realizações importantes ao invés de questionar se o candidato faria algo no futuro, de maneira hipotética. Assim, a chance de influenciar as respostas do profissional diminui.

8. Avalie a ética de trabalho

Esteja atento a quaisquer sinais que indiquem que o candidato teve dificuldades em trabalhar com colegas ou gerentes no passado. Sutilmente, tente se aprofundar para entender tais conflitos e pergunte como o profissional lida com altas cargas de trabalho, mudança de prioridades e desorganização. Essa dica é uma das mais importantes para uma seleção de pessoas eficaz.

9. Descubra se há aprendizado constante

É sempre vantajoso contratar profissionais curiosos e que gostam de aprender continuamente, sejam novas habilidades relacionadas ao trabalho ou não. Pessoas com este perfil – denominado life-long learner – podem crescer em sua empresa e se tornarem inestimáveis.

10. Entenda suas paixões

Quer saber mais sobre o candidato? Aborde tópicos que façam-o se sentir confortável e confiante durante a entrevista, como suas paixões e hobbies. Por meio disso, você poderá coletar observações valiosas sobre eles e descobrir o que os torna “marcantes”.

11. Obtenha feedback de outras pessoas

Além do recrutador, é essencial que alguns membros da equipe entrevistem o candidato também. Após cada entrevista, converse com o colaborador envolvido e colha percepções. Aproveite e colha percepções de outros colaboradores também, como a recepcionista que recebeu o pretendente à vaga.

12. Dê a eles um projeto ou problema para resolver

A ideia de dar aos candidatos um projeto para fazer ou um problema para resolver não é tanto ver o resultado final, mas entender quais táticas e métodos são usados para desenvolver a tarefa e como as soluções são encontradas. Portanto, aposte nisso em seu processo de seleção de pessoas.

13. Preste atenção às perguntas que fazem

Bons candidatos fazem perguntas sobre o trabalho, sua empresa e cultura. Inclusive, as dúvidas são sinal de interesse e entusiasmo pelo papel. Por meio delas se obtêm informações significativas sobre a maneira pela qual o profissional percebe um problema, como processa os dados e muito mais.

14. Saia do escritório

Outra maneira de selecionar pessoas para sua empresa é saindo dela. É isso mesmo. Que tal levar o candidato para um restaurante ou cafeteria e ver como ele ou ela age em um ambiente menos formal?

Pergunte a si mesmo se gostaria de passar tempo com essa pessoa e se acha que ela está tornando você melhor ou mais inteligente por estar perto dela. Questione-se também se gostaria de ser liderado por ela.

15. Use avaliações comportamentais na seleção de pessoas

Avaliação comportamental é uma ferramenta inteligente, fácil e barata de selecionar pessoas para sua empresa. Currículos e referências podem fornecer informações sobre as habilidades de uma pessoa, mas suas soft skills nem sempre ficam claras. Portanto, aproveite testes, como o DISC, nos processos seletivos.

16. Procure sinais de uma mente aberta

Procure por pessoas de mente aberta e dispostas a aceitar e oferecer feedback ao invés de alguém experiente que não costuma admitir erros ou é resistente a mudanças.

17. Busque referências

Assim como acontece com a compra de um novo produto, muitas pessoas confiam nas avaliações de outros clientes para decidirem se devem ou não tomar determinada decisão. O mesmo vale na hora de buscar novos talentos.

Na seleção de pessoas, as referências fornecem uma perspectiva única sobre o desempenho do candidato do ponto de vista da empresa, o que é um bom indicador de desempenho futuro.

18. Considere as necessidades de crescimento dos funcionários

Encontrar a pessoa certa para a equipe é tão importante quanto garantir que ela seja feliz depois de contratada. Portanto, durante a entrevista, certifique-se de entender as expectativas quanto ao papel, como desejos de promoção, tarefas dinâmicas, mudanças de área, etc.

19. Evite a armadilha do carisma

O candidato mais carismático e simpático não é necessariamente o melhor para o cargo. Lembre-se disso ao topar com pessoas com esse perfil.

20. Avalie o fit cultural

Para selecionar as melhores pessoas, você precisa saber o que sua empresa prioriza e quais perfis se encaixam na cultura corporativa.

Para isso, verifique se o candidato possui habilidades para se relacionar com outras pessoas, especialmente com os atuais funcionários e gerentes. Pergunte também como ele ou ela gerenciou seu trabalho mais recente.

21. Crie descrições de trabalho detalhadas

Capriche na descrição de cargos para evitar atrair pessoas fora do perfil buscado. Detalhe responsabilidades, nível de habilidades e a experiência necessária. Certifique-se também de enfatizar claramente os requisitos do cargo durante as entrevistas.

22. Confie nos seus instintos

Siga seus instintos e aproveite a entrevista para conhecer a pessoa verdadeiramente. Ficar muito preso a estruturas não permite realmente conhecer alguém, por isso vale tornar as conversas informais e leves.

23. Reavalie o processo

Esteja disposto a reavaliar seus métodos e começar de novo se não encontrar o tão esperado talento entre os candidatos à vaga. Vale a pena gastar mais tempo para encontrar o candidato ideal.

Reserve um tempo para avaliar e aprender com seus processos de contratação anteriores e as decisões que tomou. Suas contratações foram bem-sucedidas? Por quê? Se não, o que você poderia ter feito de maneira diferente?

 

Quer saber mais sobre seleção de pessoas? Então leia nosso guia sobre recrutamento e seleção.