O RH tech utiliza recursos tecnológicos para otimizar os seus processos, o que traz benefícios em vários aspectos do setor. Tire suas dúvidas sobre o tema!

Quando o assunto é tecnologia, o que antes era inacessível para muitas empresas hoje se tornou uma necessidade para atingir os objetivos de negócio, como o RH tech.

Com a popularização do acesso à internet, aos sistemas e aos equipamentos eletrônicos, os candidatos desenvolveram um novo comportamento em relação às suas carreiras, como procura por emprego de maneira muito mais rápida e abrangente, investir em desenvolvimento profissional via cursos online e até mesmo saber mais sobre as empresas que contratam procurando informações na internet.

O departamento de recursos humanos deve estar preparado para atender a essa demanda, além de aproveitar esses recursos tecnológicos para aprimorar o seu trabalho.

Neste artigo, você aprende mais sobre o RH tech, quais são as suas características e os benefícios que ele proporciona às empresas. Confira:

O que é RH tech?

Basicamente, o conceito de uma RH tech é definido pelo uso de soluções tecnológicas para otimizar as atividades e os processos do departamento de recursos humanos e aprimorar a gestão de pessoas.

Uma empresa pode ser uma RH tech ou ter um departamento dedicado a isso. Para isso, a equipe pode contar com várias ferramentas, como plataformas de recrutamento e seleção, canais em mídias digitais e softwares de gerenciamento.

Esse conceito é uma via de mão dupla, servindo tanto para as organizações quanto para os candidatos. Usando os processos seletivos como exemplo, os candidatos costumam procurar oportunidades de emprego por meio de e-mails ou de anúncios de vagas nas redes sociais e nas páginas de carreiras previamente divulgadas pelas empresas.

Desse modo, para manter um posicionamento competitivo no mercado de trabalho e conseguir atrair os melhores profissionais, as empresas precisam estar antenadas nas tendências de RH, se integrar nesse ambiente digital e saber aproveitar as soluções para gerenciar as suas demandas.  

Quais são as características de um RH tech?

Ser um RH tech não significa apenas usar os recursos tecnológicos, trata-se de uma mudança de mindset que deve ocorrer nas equipes.

Esses profissionais precisam compreender a importância da tecnologia para o setor, entender que um modelo de trabalho mais dinâmico colabora para que os resultados sejam atingidos com maior agilidade e assertividade.

Alguns hábitos devem fazer parte da rotina desse time, tais como: 

  • priorizar a otimização das atividades;
  • focar na experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho;
  • desfragmentar processos burocráticos;
  • integrar de dados e processos.

Quais são os benefícios de ter um RH tech?

Constituir um setor de RH tech traz uma série de benefícios que contribuem com o sucesso de uma organização. Confira, a seguir, os principais deles:

Gestão de pessoas mais eficiente

A tecnologia aplicada ao RH leva a gestão de pessoas para um patamar mais eficiente. Com o uso de Inteligência Artificial, Big Data e People Analytics, é possível analisar o comportamento dos colaboradores, os índices de satisfação, mensurar resultados, os níveis de produtividade, entre outros.

Com os dados em mãos, a equipe consegue traçar melhor os objetivos e as estratégias para o setor, trabalhar questões que precisam ser aprimoradas e potencializar os pontos fortes.

De modo geral, as medidas colaboram para outras métricas de recursos humanos, como o aumento da retenção de talentos, do índice de satisfação dos funcionários e a queda do turnover.

Agilidade 

À medida que as tarefas são automatizadas e otimizadas, os processos operacionais são finalizados com maior agilidade, como o controle de ponto e das folhas de pagamento, por exemplo.

Com isso, a equipe de RH consegue reduzir as falhas humanas, muito comuns quando se trata do manuseamento de informações, e ganha mais tempo para se dedicar às atividades mais estratégicas.

Otimização dos processos seletivos

Imagine o quão lentos os processos seletivos seriam sem a tecnologia? Com o auxílio de uma plataformas de R&S, as etapas do recrutamento são conduzidas com maior eficiência.

A triagem dos currículos e perfis dos melhores candidatos pode ser feita com o uso de Inteligência Artificial, garantindo maior assertividade na escolha do profissional. 

Dentro de uma plataforma única, ainda é possível aplicar testes online, comunicar-se com os candidatos de maneira automatizada e extrair relatórios para analisar os resultados do processo.

Essa tecnologia também pode ser usada no recrutamento interno ou quando há a necessidade de reestruturação de equipes, identificando, a partir de suas funcionalidades, se os colaboradores em questão têm o perfil desejado ou não para ocupar a posição.

Redução de custos

Ao somar todas as vantagens mencionadas acima, fica claro que outro benefício do RH tecnológico para as empresas é a redução de custos. Com as equipes mais ágeis, graças ao auxílio das ferramentas, elas se tornam mais produtivas, refletindo em lucros para as companhias.

Além disso, a otimização do recrutamento e seleção garante contratações mais assertivas, diminuindo a rotatividade e, consequentemente, os gastos com novos processos seletivos, contratações e demissões.

Agora que você já sabe como otimizar sua rotina e tornar sua empresa cada vez mais RH tech, dê o próximo passo e entenda o que é vídeo currículo e quando é o momento de se valer do artefato.