Entender como os profissionais com perfil executor pensam e quais são seus motivadores pode fazer a diferença na construção de equipes de alta performance.

O profissional com perfil executor tende a ser mais crítico e gostar de assumir (muitas vezes sozinho) os desafios. Por isso, costumam ser excelentes em cargos de liderança e alta gestão.

Se você ficou curioso para entender mais sobre como os distintos perfis comportamentais podem trabalhar de forma harmônica em sua organização — cada um na posição mais adequada para eles — fique atento às dicas desta série de posts sobre perfis comportamentais baseados na metodologia DISC.

No texto, identificamos a combinação perfeita do perfil executor para o seu negócio. Boa leitura!

O que é DISC: identificando perfis comportamentais

infográfico explicando o significado de cada uma das letras da Metodologia DISC
Foto: Vagas.com.br

Antes de entrarmos a fundo no perfil do profissional executor, que tal entendermos um pouco mais sobre a metodologia DISC que perfilou esses estilos comportamentais?

O DISC é um modelo simples, prático e fácil para avaliar perfis comportamentais dos profissionais. A avaliação de liderança DISC é um instrumento que ajuda os recrutadores a entender os comportamentos e emoções das pessoas.

Aqui, vale destacar que as emoções geralmente não são boas nem ruins, mas dão uma visão das necessidades subjacentes que motivam o comportamento de cada pessoa.

Existem quatro perfis destacados pela metodologia DISC:

  • Domínio, também conhecido como o perfil executor;
  • Influência, também conhecido como o perfil comunicador;
  • Estabilidade, também conhecido como o perfil planejador;
  • Consciente, também conhecido como o perfil analista;

Como é o perfil comportamental executor?

O perfil executor é o mais raro de todos os estilos comportamentais observados pela metodologia DISC. São apenas 3% dos profissionais que se enquadram nesse perfil. 

Os executores tendem a ser bastante competitivos e orientados para resultados. Trata-se de um perfil que é muito assertivo e bem exigente, tanto com ele quanto com os membros de sua equipe. Nesse sentido, muitos veem esse perfil de profissional como agressivos, contundentes e até rudes.

Profissionais com esse perfil estão dispostos a correr riscos e gostam de mudanças e desafios.

Os executores, também muitas vezes chamados de dominantes, têm a característica de gostar das ações feitas rapidamente e do modo que entendem ser o melhor. Por isso, ouvir outras pessoas e absorver outras opiniões pode ser um desafio, além de tomadas de decisões feitas rapidamente (o que pode ser benéfico em situações que pedem mais agilidade ou precipitado, quando é necessário mais ponderação).

Pontos fortes e fracos de um profissional de perfil executor

As pessoas com esse perfil são individualistas e gostam de liderar e tomar decisões.

Esse traço de caráter determina o desejo por um tipo de cargo gerencial ou atividade empreendedora. As pessoas executoras são também persistentes e trabalhadoras,: “elas nunca desistem.

Aqui, um ponto de atenção é que a personalidade, em geral, dos executores podem gerar alguns atritos, no dia a dia, nas relações pessoais e profissionais. 

Leia também: Entenda o que é gestão de conflitos e como fazê-la na empresa 

Veja a seguir alguns pontos positivos e oportunidades de melhoria desses profissionais: 

Pontos fortes

  • toma decisões rapidamente;
  • planeja claramente as fases de trabalho;
  • motiva os outros com seu próprio trabalho;
  • não tem medo de assumir a responsabilidade

Oportunidades de melhoria

  • a confiança pode fazer com que se feche para opiniões diferentes da própria;
  • nem sempre consegue dar feedbacks com empatia;
  • pode tender a microgerenciar funcionários;
  • nem sempre lida bem com restrições à própria independência.

Como motivar o executor?

Os executores são altamente motivados por novos desafios, sendo preciso sempre definir metas para que se sintam felizes em alcançá-las e, então, se sintam bem no ambiente de trabalho. Tais profissionais apreciam também receber reconhecimento verbal dos outros, bem como recompensas.

Para motivá-los, busque dar feedback imediato, concentrando-se no resultado que atingiram. Vale a pena ressaltar que esse perfil desfruta do poder e da autoridade e adora assumir riscos.

Por outro lado, essas pessoas podem se sentir desmotivadas pelo trabalho rotineiro e não costumam se adaptar a tarefas repetitivas.

Como desenvolver um líder de perfil executor?

O executor é aquela pessoa disposta a ganhar em todas as rodadas. Ele é voraz e batalha duro para, ao fim do dia, alcançar seus resultados. Por isso, ele é um gestor eficaz.

Líderes com esse perfil garantem que o trabalho será feito com clareza no tempo proposto e focam a equipe no resultado. Eles gostam de trabalhar com pessoas que podem assumir responsabilidades e alcançar resultados.

No entanto, por causa de sua franqueza e ambição, muitas vezes são percebidos negativamente pelos outros, especialmente pelos colegas. Os executores podem, em algumas situações, se colocar de maneira objetiva demais e serem entendidos como pessoas sem muita sensibilidade. Dessa forma, é preciso manejar as relações no trabalho e, se for necessário, até investir em um treinamento.

Uma sugestão é que a empresa invista em programas de liderança de escuta ativa e comunicação não violenta com esse líder para que ele possa ser um líder mais empático.

O perfil dominante funciona bem quando: 

  • pode tomar decisões importantes;
  • assume a responsabilidade;
  • os colegas são motivados e competem entre si.

Caso o processo de liderança de sua empresa não ofereça esse tipo de ambiente competitivo, o ideal é não escolher um perfil executor como gestor, talvez o comunicador seja mais eficiente.

Quais os melhores cargos para um perfil executor?

Profissionais com perfil dominante, geralmente, tendem a ocupar cargos de alta gerência. Em geral, seu ritmo agressivo de trabalho traz a conquista de excelentes resultados à organização.  

Pessoas com esse perfil comportamental trabalharão confortavelmente nas seguintes funções:

  • Político(a)
  • Na liderança de um departamento
  • Empreendedor(a)
  • Advogado(a)
  • Treinador(a) de esportes
  • Militar ou policial
  • Diretor(a) executivo(a)
  • CEO

Quais são os outros perfis comportamentais?

Às vezes, as diferenças entre os tipos de perfil podem atrapalhar a comunicação e criar tensão se não forem gerenciadas com habilidade.

Neste sentido, veremos a seguir quais são as principais características dos demais perfis comportamentais. Confira!

Analista

Pessoas com o perfil analista podem ser descritas como “orientadas para detalhes” e têm uma forte preferência por um ambiente definido por sua estabilidade.

Eles desfrutam de oportunidades para demonstrar seus conhecimentos e compartilhar a qualidade de seu trabalho. Eles são movidos pela lógica e pela análise objetiva.

  • Prioridades: tarefa e precisão.
  • Motivado por: altos padrões e eficiência.

Comunicador

Profissionais comunicadores são “orientados para as pessoas” e motivados por suas conexões com os outros. Eles tendem a receber os outros de uma maneira calorosa e convidativa que incentiva a colaboração e gera entusiasmo.

Os comunicadores perseguem os desafios de forma extrovertida, entusiasmada e otimista. Eles também são propensos a “manter as pessoas felizes” e, como resultado, podem relutar em fornecer feedback construtivo aos outros ou prestar atenção adequada ao acompanhamento ou atenção aos detalhes.

  • Prioridades: pessoas e comunicação.
  • Motivado por: reconhecimento social.

Planejador

O estilo do planejador é tanto cauteloso quanto receptivo. Pessoas com esse perfil são altamente motivados para ajudar os outros e manter a estabilidade de seu ambiente. Eles se destacam na cooperação e são rotineiramente descritos como “calmos” ou “pacientes”.

Eles respondem aos desafios de seu ambiente de maneira ponderada e metódica, fornecendo rotineiramente empatia e apoio aos outros. Eles têm uma tendência a lutar contra as mudanças.

  • Prioridades: colaboração.
  • Motivado por: segurança, estabilidade e lealdade.

Agora que você já sabe que o perfil executor pode ser um excelente líder com foco nos resultados, que tal entender como contratá-lo? Veja nosso artigo exclusivo sobre R&S de cargos de alto nível.