Entusiastas, otimistas, falantes, impulsivos e emocionais. Essas são algumas características conectadas ao perfil comunicador. Conheça os motivadores e os medos desse tipo de profissional

Como o profissional com o perfil comunicador pode contribuir para o crescimento de sua organização? Entender os estímulos corretos dos comunicadores pode ser a diferença entre ter um time com uma entrega de alta performance ou uma equipe que tenha apenas resultados pífios.

Além disso, estabelecer o foco na personalidade do candidato é vital para garantir uma cultura de trabalho saudável e o engajamento dos funcionários.

Se você tem como desafio contratar a pessoa certa para a cultura da sua empresa, fique atento às dicas desta série de posts sobre perfis profissionais definidos em avaliações comportamentais baseados na metodologia DISC. Neste post, identificaremos a combinação perfeita do perfil comunicador para o seu negócio!

O que é DISC: identificando perfis comportamentais

infográfico explicando o significado de cada uma das letras da Metodologia DISC

Antes de entrarmos a fundo no perfil do profissional comunicador, que tal entendermos um pouco mais sobre a metodologia DISC que perfilou esses estilos?

O DISC é um modelo simples, prático e fácil para avaliar perfis comportamentais dos profissionais. A avaliação de liderança é um instrumento que ajuda os recrutadores a entender os comportamentos e emoções das pessoas.

Aqui, vale destacar que as emoções geralmente não são boas nem ruins, mas dão uma visão das necessidades subjacentes que motivam o comportamento de cada pessoa.

Existem quatro perfis destacados pela metodologia DISC:

  • Domínio, também conhecido como o perfil executor;
  • Influência, também conhecido como o perfil comunicador;
  • Estabilidade, também conhecido como o perfil planejador;
  • Consciente, também conhecido como o perfil analista. 

O que é um perfil comunicador?

O perfil comunicador, também conhecido como influenciador, possui habilidades sociais bem desenvolvidas e um desejo de conhecer e conversar com outras pessoas. Essas características conferem facilidade para estabelecer relações interpessoais muito fortes.

São entusiastas, otimistas, falantes, impulsivos e emocionais. Esse tipo de perfil confia nos outros naturalmente, tanto é que o medo mais recorrente de profissionais comunicadores é a rejeição social.

Além das características já destacas acima, esse perfil de profissional também possui as seguintes habilidades:

  • se adapta facilmente a novos contextos;
  • é carismático e influenciador;
  • é persuasivo. 

Pontos fortes e fracos de um profissional de perfil comunicador

Cada tipo de personalidade tem lá seus pontos fortes e fracos. Esses elementos intrínsecos ao perfil podem ser muitas vezes amplificados ou atenuados, tudo depende do tipo de ambiente de trabalho do profissional e a interação com os demais grupos de perfil.

A área de gestão de talentos precisa ficar atenta a esse conjunto de características antes mesmo de desenhar o programa de R&S das vagas.

Se o cargo exige muita análise e pouca interação social, por exemplo, não é uma vaga indicada para o perfil comunicador. Para facilitar esses e outros insights sobre o influenciador, destacamos abaixo os pontos positivos e negativos desse tipo de profissional: 

Pontos fortes

  • dão prioridade às interações e relacionamentos pessoais;
  • dão uma energia e uma sensação de diversão para a equipe;
  • convencem os outros usando o carisma;
  • aproximam as pessoas.

Pontos fracos

  • passam mais tempo falando com as pessoas do que exercendo tarefas;
  • dão muita importância ao fato de serem vistos e notados na organização;
  • não têm muito foco;
  • podem se emocionar facilmente.

Como lidar com profissionais de perfil comunicador? 

Você já deve ter percebido que a palavra mágica para um comunicador é a interação com as pessoas. Portanto, a regra número um para lidar com esse tipo de profissional é construir um relacionamento amigável com ele ou ela.

Outras formas para estabelecer o match adequado entre o perfil e o tipo de atuação na sua organização é observar as seguintes dicas:

Dê oportunidades para eles mostrarem suas ideias

Conceda-lhes muitas oportunidades de verbalizar suas ideias, pois profissionais desse perfil geralmente têm pensamentos muito criativos e são ótimos solucionadores de problemas. Como eles têm muitas ideias e gostam de discuti-las, pode ser necessário que um perfil executor tenha de auxiliar na passagem de ideias para ação.

Evite entregar trabalhos burocráticos

O comunicador não tem muita afinidade com tarefas burocráticas. Por isso, é importante entender que uma oportunidade com muitas tarefas desse tipo pode não ser a ideal para o perfil. Como as pessoas comunicadoras gostam de conversar e de exercer atividades sociais, é interessante analisar se as atividades estão de acordo com o perfil, para evitar desgastes entre o colaborador e a empresa e também para que o profissional possa contribuir com a empresa da melhor forma, com suas características mais fortes.

Não restrinja o trabalho

Durante uma reunião com uma pessoa comunicadora, não faça do diálogo um monólogo, onde só você conversa, tampouco diga estritamente a esse profissional o que deve ser feito sem dar a chance de ele expor suas ideias. 

Você pode perder a oportunidade de ouvir sobre suas ideias e soluções criativas para os problemas que essa personalidade tem a oferecer.

Suavize o feedback

Ao fornecer feedback, tome cuidado com as palavras. Como os comunicadores são mais sensíveis à rejeição, eles podem sentir algum desconforto dependendo da forma como a conversa for conduzida. Isso pode gerar uma série de frustrações no profissional, influenciando até em seu desempenho e em suas entregas.

Como desenvolver um líder de perfil comunicador

Os comunicadores são espontâneos e líderes participativos, que podem influenciar e inspirar os outros. Eles também são intuitivos, agradáveis e muito motivadores.

Não é à toa que os influenciadores são grandes porta-vozes, persuasivos e conhecidos por sua atitude positiva. Eles lidam bem com o inesperado, muitas vezes mostrando o lado positivo das mudanças de cenários.

Líderes com esse perfil têm um senso de humor, o que ajuda a influenciar as pessoas e são extremamente receptivos às ideias do time em sessões de brainstorming.

No entanto, todo esse entusiasmo precisa ser trabalhado de acordo com as necessidades da empresa e dos times envolvidos, afinal um comunicador tende a tomar decisões impulsivas e a ter uma passada mais lenta na execução de ideias.

Uma dica para os comunicadores é treinar a escuta ativa (até para que tenham novos olhares e consigam trazer ainda mais ideias inovadoras).  Eles também precisam tomar cuidado para não assumir mais do que podem realizar (por conta de seu entusiasmo) e precisam se concentrar nas entregas assertivas das tarefas.

Quais são os outros perfis comportamentais do DISC?

Como já dito anteriormente, às vezes, as diferenças entre os tipos de perfil podem atrapalhar a comunicação e criar tensão se não forem gerenciadas com habilidade.

Nesse sentido, veremos a seguir quais são as principais características dos demais perfis comportamentais. Confira!

Analista

Pessoas com o perfil analista podem ser descritas como “orientadas para detalhes” e têm uma forte preferência por um ambiente definido por sua estabilidade.

Elas desfrutam de oportunidades para demonstrar seus conhecimentos e compartilhar a qualidade de seu trabalho. Eles são movidos pela lógica e pela análise objetiva.

  • Prioridades: tarefa e precisão
  • Motivado por: altos padrões e eficiência 

Executor

Profissionais executores são ousados, porém céticos. Eles normalmente mergulham em desafios e são muito competitivos, querem sempre vencer. Eles tendem a ser mais receptivos à lógica, aos dados e à análise do que à “sensação instintiva” ou intuição de outra pessoa. Perseguem os desafios de forma dinâmica, assertiva e segura. Eles também podem ficar facilmente irritados com pontos de vista opostos que provocam uma resposta que pode ser categorizada como indiferença, intolerância ou hostilidade.

  • Prioridades: tarefa e resultados
  • Motivado por: desafios 

Planejador

O estilo do planejador é tanto cauteloso quanto receptivo. Pessoas com esse perfil são altamente motivadas para ajudar os outros e manter a estabilidade de seu ambiente. Eles se destacam na cooperação e são rotineiramente descritos como calmos ou pacientes.

Eles respondem aos desafios de seu ambiente de maneira ponderada e metódica, fornecendo rotineiramente empatia e apoio aos outros. Eles têm uma tendência a lutar contra as mudanças.

  • Prioridades: colaboração
  • Motivado: segurança, estabilidade e lealdade

Agora que você já conhece profundamente elementos do comunicador e conhece alguns aspectos dos demais perfis, confira como conquistar o máximo de produtividade com uma equipe multidisciplinar!