Esse perfil comportamental gosta de trabalhar com informações e dados. Ser criticado por seus erros é o maior medo do analista.

Que tal pesquisar na internet para entender todos os aspectos dos filmes que estão passando no cinema? É assim que o perfil analista encara a vida pessoal e profissional, com muita observação e ponderação para chegar a uma conclusão.

Se você quer contratar um perfil analista para compor o quadro funcional de sua organização, precisa entender como esses aspectos de personalidade podem ajudar no atingimento de metas de sua empresa.

A verdade é que uma empresa pode se beneficiar de todos os perfis mapeados em uma avaliação comportamental baseada na metodologia DISC. Esses profissionais distintos podem trabalhar com harmonia, trazendo formas diferentes de pensar, ver o mundo e agir. 

No texto abaixo, identificamos a combinação perfeita do perfil analista para o seu negócio. Boa leitura! 

O que é DISC: identificando perfis comportamentais

infográfico explicando o significado de cada uma das letras da Metodologia DISC
Imagem: Equipe Vagas

Antes de perfilarmos o profissional analista, vamos fazer uma pequena parada para explicar o que é a metodologia DISC que trouxe à tona os 4 perfis que estamos analisando nessa série de posts. 

A metodologia DISC é uma ferramenta que muitos recrutadores consideram prática e simples na avaliação de comportamentos de candidatos. Ela ajuda a descobrir se o profissional que está passando pelo processo seletivo da empresa tem o fit cultural com a organização e também se essa pessoa se encaixa no perfil de candidato definido para cada vaga.

Com a clareza do perfil profissional também é possível descobrir se ele tem as competências emocionais que o cargo exige. 

A palavra DISC da metodologia é um acrônimo dos perfis encontrados no instrumento:

  • ‘D’ vem de domínio em inglês (domain), que se refere ao perfil executor;
  • ‘I’ vem de Influência em inglês (influence), que se refere ao perfil comunicador;
  • ‘S’ vem da palavra estabilidade em inglês (stability), que se refere ao perfil planejador;
  • ‘C’ vem da palavra consciente em inglês (conscious), que se refere ao perfil analista.  

O que é um perfil analista?

Profissionais com o perfil analista são exatos e lógicos. Os analistas priorizam garantir a precisão e manter a estabilidade na tomada de decisão. Por isso, eles são frequentemente descritos como cuidadosos, sistemáticos e precisos.

Pessoas com esse estilo comportamental costumam fazer muitas perguntas e buscar respostas objetivas a essas indagações. Pode até acontecer desses profissionais se perderem na análise, focando tanto nos dados que se esquecem momentaneamente do contexto global do planejamento.

Se por um lado eles podem encontrar um pouco mais de dificuldade para ter a visão geral das demandas, o foco nas tarefas garante que as coisas sejam feitas corretamente. Os analistas tendem a produzir um trabalho de alta qualidade.

Profissionais com esse estilo comportamental podem parecer um pouco distantes durante o trabalho, pois não costumam interagir de forma mais calorosa. Não é regra e cada pessoa tem suas nuances comportamentais, mas não estranhe se o profissional analista parecer uma pessoa fria: é que o foco vai 100% para o que deve ser feito.

Confira algumas caraterísticas específicas do perfil comportamental analista:

  • Medos: ser criticado e errar
  • Valores: qualidade e precisão
  • Usos excessivos: análise, contenção
  • Influencia os outros por: lógica, padrões exigentes

Pontos fortes e fracos de um profissional de perfil analista

Veja, abaixo, alguns aspectos positivos e pontos a desenvolver em relação ao perfil analista:

Pontos fortes

  • São precisos e detalhistas
  • São muito organizados
  • Tomam decisão de forma analítica e baseada em dados
  • São ótimos para controlar a qualidade

Pontos a desenvolver

  • Nem sempre são muito hábeis com oratória
  • Nem sempre são muito criativos
  • As tomadas de decisão podem ser morosas
  • Nem sempre têm as soft skills bem desenvolvidas

Como extrair o melhor do profissional com perfil analista?

Lembre-se, a principal motivação desse perfil é tomar decisões mais inteligentes depois de pesquisar muito sobre o tema. Como mencionado no início deste texto, isso vale tanto para o lado profissional como pessoal do analista.

Antes de sair para um compromisso social, ele provavelmente calculará qual a melhor rota para chegar lá e pesquisará o que deve levar antes do evento, de fato, acontecer. Nada de surpresas para esse tipo de perfil.

Pessoas com perfil analista são motivadas por oportunidades de adquirir conhecimento, mostrar sua experiência e produzir um trabalho de qualidade.

Dessa forma, para performar muito bem, os analistas precisam trabalhar em ambientes controlados e livres de conflitos. Eles se sentem mais seguros quando há procedimentos e rotinas, bem como quando recebem instruções claras e garantias de que eles estão fazendo o que se espera deles.

Os analistas prosperam em um ambiente onde podem acompanhar tarefas e projetos até a conclusão. Eles se destacam especialmente em funções especializadas ou técnicas devido à sua atenção aos detalhes.

Quais as vantagens de se ter um líder de perfil analista na empresa?

A liderança com perfil analista fala muito sobre fatos e números. Esses profissionais podem ser um pouco quietos e reservados. Eles tendem a fazer perguntas em vez de fazer declarações, pois isso lhes permite coletar mais dados para uma tomada de decisão mais precisa.

É esperado de um gestor ou gestora com esse tipo de perfil uma conversa mais direta sobre trabalho, sem que esse diálogo seja cortado por assuntos pessoais. Os estilos de personalidade analítica preferem usar a comunicação escrita à comunicação verbal.

Os líderes analistas são disciplinados e diligentes e fornecem resultados de alta qualidade por meio de análise e planejamento cuidadosos.

Por outro lado, eles também podem ser perfeccionistas e avessos ao risco. Além do mais, eles podem também não prestar atenção suficiente ao elemento humano nas relações de trabalho.

Em geral os analistas exibem as seguintes características de liderança:

  • Ótimos no controle de qualidade
  • Lideram com cuidado e ponderação
  • Avisam os liderados de cuidados importantes no trabalho
  • Não permitem que as emoções influenciem a decisão
  • Fornecem informações de suporte

Quais são os outros perfis comportamentais?

Como já dito anteriormente, contar com profissionais de diferentes tipos de perfil pode ajudar na criação de uma equipe multidisciplinar.

Nesse sentido, vamos ver a seguir quais são as principais características dos demais perfis comportamentais. Confira!

Executor

Profissionais executores são ousados e não fogem de desafios. A competitividade os faz correr atrás de soluções de forma dinâmica, assertiva e segura. 

Eles também tendem a ser mais receptivos à lógica, dados e análises, algo que combina bastante com o próprio perfil do analista.

  • Prioridades: tarefa e resultados
  • Motivado por: desafios

Comunicador

Profissionais com perfil comunicador são motivados por pessoas e conexões. Enquanto o executor e o analista se amparam em análises para a tomada de decisões, o comunicador se destaca nas relações sociais, seja com colegas de trabalho, chefes ou clientes. 

  • Prioridades: pessoas e comunicação
  • Motivado por: reconhecimento Social

Planejador

O estilo do planejador é tanto cauteloso quanto receptivo. Pessoas com esse perfil são altamente motivadas a ajudar os outros e manter a estabilidade de seu ambiente. Eles se destacam na cooperação e são rotineiramente descritos como “calmos” ou “pacientes”.

Eles respondem aos desafios de seu ambiente de maneira ponderada e metódica, fornecendo rotineiramente empatia e apoio aos outros. Eles têm uma tendência a lutar contra as mudanças.

  • Prioridades: colaboração
  • Motivado: segurança, estabilidade e lealdade

Gostou do conteúdo? Que tal entender um pouco mais sobre a metodologia DISC que perfilou os estilos de personalidades mencionados neste artigo?