Como algumas funcionalidades podem te ajudar a ganhar a corrida pelos melhores talentos

Para atrair, selecionar e contratar bons profissionais, além da aptidão, você precisará das melhores ferramentas de recrutamento e seleção disponíveis no mercado. É como na Fórmula 1, não adianta ser o melhor piloto é preciso ter o conjunto completo: tecnologia, time e talento para chegar na frente.

Se você não sabe ainda por onde começar a sua busca por novas tecnologias no seu processo de R&S, fique atento ao post que elaboramos para você com ferramentas amigáveis de R&S. Com essas dicas, você poderá desenhar uma estratégia assertiva e ganhar a corrida pelos melhores talentos. Prepare-se!

A importância de investir em ferramentas de recrutamento e seleção

Nos dias de hoje, você se vê fazendo pesquisas em enciclopédias físicas ou usando um buscador virtual? Acho que a resposta a essa pergunta e tão óbvia quanto pensar que um recrutador prefere publicar suas vagas no jornal, como se fazia antigamente, a anunciá-las em canais virtuais.

Não há como fugir da transformação digital. Ela está aí para nos ceder ferramentas e tornar o trabalho de R&S mais estratégico. Separamos a seguir os principais motivos para você investir em novas tecnologias para recrutar e selecionar melhor:

  • Redução das despesas do processo: a cada dia em que uma vaga não é preenchida, sua empresa perde dinheiro;
  • Captação dos melhores talentos: os principais candidatos não ficam disponíveis por muito tempo. Na verdade, pasme, os melhores candidatos geralmente são escolhidos em apenas 10 dias.
  • Melhora a experiência do candidato: Os candidatos preferem um processo de recrutamento mais rápido, a velocidade fará com que sua empresa pareça organizada e eficiente.

Melhores ferramentas de recrutamento e seleção

Portanto, não perca seu tempo analisando currículo por currículo, preenchendo manualmente relatórios ou ainda publicando vagas em canais não frequentados por seus candidatos-alvo.

Confie em tecnologias que conseguem fazer a entrega de ponta a ponta de seu processo seletivo. Este é o caso do VAGAS for business, plataforma que dispõe de todas as ferramentas para garantir o processo de R&S mais rápido, assertivo e 100% digital:

Separamos, abaixo, as principais ferramentas disponíveis no VAGAS for business para você vencer essa corrida pelos melhores candidatos. Confira!

Acesso ao maior banco de currículos do Brasil

Você não precisa procurar candidatos do zero sempre que uma vaga é aberta. Se o seu ATS funcionar em conjunto com o job board, sua empresa já saiu na frente na corrida pelo melhor candidato.
No Brasil, a única empresa que fornece um ATS completo e um job board é a VAGAS.COM https://www.vagas.com.br/profissoes/. A companhia possui mais de 20 milhões de profissionais cadastrados e é o site de empregos mais visitado no país.

Cards de vagas

Que recrutador nunca se deparou com o trabalho de refazer uma vaga que havia sido postado há poucos meses?
Para acabar com esse retrabalho, a plataforma armazena suas vagas mais frequentes em forma de cards que servem como ponto de partida para processos que você quer reabrir sem ter o trabalho de preencher tudo novamente.

Rastreamento de KPIs

É impensável, na era dos dados, conduzir um processo de R&S sem pensar na análise de suas métricas. Por isso, a nossa tecnologia fornece em dashboards uma visão mais ampla de seu trabalho para você contratar a pessoa ideal, no tempo certo.

Ranqueamento de candidatos

Para ser assertivo na guerra de talentos, você precisa confiar numa tecnologia que faça uma análise mais ampla do cenário do seu pool de candidatos.

O nosso ATS separe os candidatos por critérios e pesos pré-estabelecidos pelo recrutador. Assim, a ferramenta não exclui profissionais (um viés presente na maioria das tecnologias) que eventualmente tem lacunas em uma qualificação, mas que podem performar muito bem nas demais.

Otimização da experiência do candidato

Um tempo de contratação mais rápido resultará em uma experiência melhor para o candidato. Basta se colocar na pele do profissional que está buscando uma nova oportunidade. Se ele ficar duas semanas aguardando um feedback para a próxima fase, ele tende a se desinteressar pela vaga. Lembre-se! Vivemos na era da ansiedade.

Por isso, a nossa tecnologia ajuda a automatizar alguns touchpoints com os candidatos, como envio de e-mails e dúvidas sobre o processo. A ferramenta também disponibiliza indicadores que podem fazer a diferença na eficiência do processo e na experiência do candidato, tais como:
• prazo para candidaturas;
• comunicação entre empresa e candidato;
• engajamento dos candidatos à vaga;
• tempo de cumprimento dos processos internos;
• comunicação entre recrutadores e gestores de área.

 MarketPlace

Não adianta investir dinheiro em diversos softwares que concluem apenas uma etapa do processo de recrutamento e seleção. A pulverização de informações e softwares que não se conversam podem ser um empecilho para a estratégia de talentos de seu negócio.

Neste caso, invista numa plataforma que consiga te ajudar, de ponta a ponta, no processo de recrutamento e seleção. A automatização desses processos e a facilitação do uso da informação, te pouparam mais tempo para gastá-lo na seleção dos candidatos e não em trabalhos burocráticos.

Foi pensando nisso que lançamos um MarketPlace soluções de parceiros integrados com a plataforma VAGAS For Business, o que facilita o processo de R&S. Veja algumas das soluções desses parceiros

Huddle para além do currículo

A empresa nasceu com a ideia de analisar as competências dos candidatos para além do apresentado no currículo evitando, assim, os vieses inconscientes de um recrutamento. Para tanto, a Huddle faz o levantamento de comportamentos de candidatos por meio da gamificação em processo seletivo.

São games baseados em enigmas, em perguntas e respostas, que por trás tem um sistema de inteligência artificial que monitora o comportamento dos candidatos durante o jogo. Uma maneira mais interativa e inteligente de passar por essa análise, considerada por muitos candidatos como parte burocrática do processo de R&S.

Arbache

A Arbache Innovations une a gamificação, a ciência, a inteligência artificial e o storytelling em processos de Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento. A empresa trabalha em colaboração com o MIT Professional Education no Brasil.

Em seu leque de soluções, a empresa mapeia competências dos funcionários e fornece ferramentas para desenvolver lideranças. Entre os produtos apresentados estão o Assessment SELF, uma trilha de desenvolvimento gamificado, um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e até uma solução gestão de carreira feminina, que ajuda as empresas a identificar novas lideranças, que promove a diversidade e orienta o desenvolvimento de carreira das mulheres.

Botnick

A empresa oferece um onboarding totalmente digital. Trata-se de uma tecnologia que ajuda a ter uma integração virtual mais humanizada, segura e 100% online.

A solução da Botnick  é uma mão na roda para as empresas e para os candidatos. A organização contratante pode criar experiências únicas de onboarding digital para seus colaboradores, ter informações relevantes e relatórios estatísticos sobre o processo a qualquer hora.

Já o candidato tem a facilidade de acessar materiais informativos da empresa na hora que quiser, enviar documentos para ingresso na empresa de forma digital e ter a companhia de uma assistente virtual que acompanhará o profissional por todas as etapas do onboarding.

Agora que você já sabe como a plataforma ideal pode te ajudar a performar melhor, se aprofunde mais sobre como analisar as métricas de seu processo seletivo presencial  ou on-line.