Entenda os impactos da desmotivação na empresa e como evitá-la

Seus colaboradores estão constantemente verificando o relógio? Não estão entregando as tarefas no prazo certo? Nesse caso, você tem funcionários desmotivados e a culpa não é só deles. Na verdade, a cultura e a gestão da empresa têm mais a ver com desmotivação do que se pensa.

Existem muitas razões pelas quais um indivíduo, equipe ou até mesmo toda uma força de trabalho pode não estar motivada. Seja qual for a causa, é seu trabalho como representante de RH melhorar o ambiente e criar uma cultura de engajamento. Sabemos que isso nem sempre é fácil, mas te ajudaremos com as informações a seguir:

Como identificar funcionários desmotivados?

É muito importante saber identificar funcionários desmotivados, já que eles dificilmente expressam suas frustrações aos gerentes ou RH. Os seguintes sinais revelam o sentimento:

  • Falta de foco no trabalho
  • Aumento de absenteísmo
  • Passar muito tempo longe da estação de trabalho
  • Atrasos frequentes
  • Mudanças de comportamento e humor
  • Observações ou comentários inapropriados sobre outras pessoas
  • Distanciamento de colegas

O que causa desmotivação no ambiente de trabalho?

A razão pela qual a maioria dos funcionários fica desmotivada no local de trabalho não é porque a empresa está falindo ou porque não gosta do trabalho ou dos colegas. Aqui estão três razões críticas pelas quais os funcionários ficam desmotivados – e se você puder resolver esses problemas, conseguirá construir uma boa cultura e um negócio melhor.

1. Falta de conexão

As pessoas ficam desmotivadas quando não conectam o impacto de seu trabalho ao sucesso da companhia. Essa falta de identificação, e até mesmo reconhecimento, cria a sensação de ineficácia e falta de valor no colaborador. Isso é muito comum entre profissionais da geração Y ou millenials, que querem sentir que estão causando impacto.

Empresas, principalmente as de grande porte, devem trabalhar duro para mostrar a todos os funcionários que o trabalho que estão fazendo é uma parte crucial do negócio e ajudá-los a compreender seu impacto na empresa.

2. Rotina

De acordo com artigo da Inc., muitas crianças odeiam a escola porque ela diz exatamente como as coisas devem ser feitas e exige que métodos sejam repetidos para obter recompensas, no caso, boas notas. Os funcionários reagem da mesma maneira a tarefas que fornecem pouca ou nenhuma descoberta.

Não se pode esperar que uma pessoa feita de emoções apareça todos os dias e execute a mesma tarefa monótona repetidamente como um robô. Pelo menos, não se você quiser funcionários motivados.

É exatamente por isso que empresas inovadoras incentivam os colaboradores a trabalharem em projetos paralelos a suas funções principais, já que querem cultivar o hábito de pensar, aprender e explorar.

3. Funcionários desmotivados não acreditam no negócio

Querendo ou não, cada colaborador representa a empresa, contudo nem todos acreditam nela. Não se pode esperar que alguém entregue a alma em algo que não vê valor.

É essencial que os funcionários realmente acreditem na missão da companhia e estejam entusiasmados em fazer parte dela. Esse tipo de motivação fornece mais valor do que qualquer currículo impressionante jamais poderia.

4. Falta de reconhecimento

Outro motivo comum para funcionários desmotivados é a falta de reconhecimento. Valorizar resultados e ações é essencial para criar engajamento. São diversas as ações cabíveis neste aspecto, como jogos, elogios em público e bônus.

5. Falta de oportunidade

A falta de oportunidade para avançar na carreira é um dos principais fatores para colaboradores desmotivados, principalmente se tratando de profissionais de alto desempenho.

Quais são as consequências da desmotivação na empresa?

Baixa produtividade

Quando os funcionários não estão motivados, eles se esforçam o mínimo possível, se distraem mais e se contentam em deixar que outras pessoas assumam a maior parte do trabalho. Como resultado, as tarefas ficam atrasadas, incompletas ou sem qualidade.

Além disso, uma pessoa desmotivada pode ter um efeito negativo na produtividade de toda a equipe porque os outros membros da equipe estão estressados ​​ou exaustos com a carga de trabalho adicional que tiveram de assumir.

Mais barreiras

Funcionários desmotivados não conseguem superar desafios, o que leva ao acúmulo de problemas e escassez de soluções.

Atendimento ruim ao cliente

O atendimento ao cliente sofre quando há desmotivação na empresa. Se o colaborador não se importar com o trabalho, ele certamente não se preocupará com a visão ou o sucesso da organização. Isso é comum na área de vendas, na qual um representante desmotivado nem sequer se aproxima de um cliente para perguntar se ele precisa de ajuda.

Como lidar com funcionários desmotivados?

Saber o que fazer quando há funcionários desmotivados nem sempre é fácil, já que cada tipo de desmotivação tem uma resolução. Para facilitar a tarefa, veja as dicas abaixo:

Pergunte e investigue

Você não pode resolver o problema se não souber o motivo por trás dele. Portanto, tenha uma conversa sincera, mas não muito formal, com o colaborador que parece desmotivado. Nela, tente entender o que reduziu seu entusiasmo e o porquê.

Investigue se há problemas subjacentes impactando a motivação do colaborador, como questões em sua vida pessoal. Às vezes, a solução é tão simples quanto abordar o funcionário com compaixão, ao invés de acusações, e oferecer seu apoio, como por meio de folgas negociadas.

Ofereça novos desafios

Romper a rotina é essencial para colaboradores que estão cansados de fazer mais do mesmo. Avalie no que eles são bons e lhes atribua tarefas inteiramente novas ou até mesmo uma nova função.

Mostre interesse pela carreira e bem-estar

Mostrar um interesse genuíno no bem-estar geral e na progressão na carreira impacta positivamente os funcionários desmotivados.

Oriente líderes a organizarem reuniões regulares um a um com as equipes. Isso garante que ambas as partes estejam cientes dos problemas e pontos de vista umas das outras. Também ajuda a fortalecer o vínculo entre gerente e equipe.

Outra dica é investir no futuro dos empregados. Peça que compartilhem seus objetivos de carreira e ajude-os a desenvolver um plano de ação para alcançá-los. Isso é ótimo para reduzir o turnover e guiar o colaborador para o sucesso dentro da sua própria empresa.

Oferecer treinamentos é outra maneira de motivar funcionários e ainda prepará-los para futuras posições na empresa.

Recompense alto desempenho

Recompense colaboradores de alto desempenho com incentivos financeiros, presentes ou pelo menos um simples e-mail de agradecimento. Tente estabelecer essa prática não apenas em nível de departamento ou equipe, mas também em nível organizacional. Isso sempre melhora a motivação e promove o bem-estar.

Deixe as pessoas saberem pelo que sua empresa luta

Todas as dicas acima funcionarão ainda melhor quando a missão da empresa é clara. Quando não está claro como sua equipe alcançará os objetivos solicitados, a força motivadora mais confiável é o propósito. E a maneira de testar se sua equipe tem um propósito claro é se eles podem ou não responder à pergunta “pelo que estamos lutando?”.

Deixe o pessoal saber regularmente a importância que tem na organização e a diferença que a organização está fazendo no mundo.

Lembrá-los da importância da luta os manterá motivados mesmo quando ainda não se sabe como vencê-la.

 

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