Entenda o que é feedforward e quais são as vantagens em implementá-lo em sua empresa e/ou RH

É fato que o papel do feedback entre os membros de uma organização é essencial, já que ele guia os funcionários quanto às expectativas do negócio. Porém, muitas empresas têm integrado também o feedforward – conceito desenvolvido pelo autor e treinador de lideranças, Marshall Goldsmith.

A prática, que é cada vez mais popular nos locais de trabalho, cria um ambiente de trabalho mais positivo para o futuro ao estabelecer metas e fornecer suporte e incentivo necessários para atingir o próximo nível de desempenho.

Saber a diferença entre feedforward e feedback torna os benefícios fáceis de identificar. Lembre-se de que o passado é imutável, mas o futuro está sujeito a mudanças. O feedforward se concentra no desenvolvimento de um futuro melhor. Saiba mais:

O que é feedforward?

Estamos familiarizados com o conceito de feedback no RH: dar uma revisão construtiva dos altos e baixos do desempenho anterior de um colaborador. Ele é um elemento necessário e positivo porque fornece avaliação e responsabilidade, afinal todos os funcionários precisam saber onde estão. No entanto, eles também precisam saber para onde estão indo.

O feedforward pretende preencher esta lacuna ao prever o futuro idealizado do profissional em uma empresa, criando assim um plano de ação para alcançá-lo. Em outras palavras, ele fornece sugestões para o futuro do colaborador, de modo a ajudá-lo a aprimorar seu comportamento.

Em artigo para a Society for Human Resource Management (SHRM), o escritor Christopher D. Lee exemplifica o processo: “Nos esportes, um treinador pode dizer: ‘Fique de olho na bola quando [isso] ou [aquilo] acontecer.’ O diretor de uma peça pode fazer com que o ator principal sorria mais para atrair a atenção do público. Um supervisor pode dizer a um novo contratado que fazer boas perguntas é um sinal de crescimento, não de fraqueza, e fazê-lo com mais frequência. Resumindo, o feedforward dá conselhos, apoio e incentivo, além de orientação e direção. Ele é projetado para melhorar o desempenho”.

Diferenças entre Feedback x Feedforward

O objetivo final do feedback positivo ou negativo é alcançar uma mudança por meio da correção de ações passadas ou ao reforçar um comportamento anterior específico. Já o feedforward visa moldar o curso futuro das ações do colaborador, tentando obter assim os resultados corretos já na primeira tentativa.

Vantagens do Feedforward

Uma avaliação feedforward ajuda as pessoas a imaginar e focar em um futuro positivo, não em um passado fracassado. Ele pode ajudar funcionários a aprender métodos novos e eficazes para resolver problemas.

Diferente do feedback construtivo, que pode afetar a produção de trabalho de um funcionário se não for entregue de forma adequada, o feedforward elimina esse risco pois remove conotações negativas. Em vez disso, oferece motivação, apoio e reforça as relações interpessoais positivas.

Se você acha que sua empresa, colaboradores ou colegas de trabalho estão presos em uma roda de hamster, o feedforward pode ajudá-lo a quebrar barreiras e começar a progredir em um ritmo mais rápido. Também pode ajudá-lo a descobrir os membros da equipe preparados para liderar.

Como estruturar um processo de feedforward?

Há diversas maneiras de estruturar o processo de feedforward. Uma delas contempla as etapas abaixo:

Identificar o comportamento a desenvolver

Em termos simples e claros, é nesta etapa em que se traçam metas de desenvolvimento. Um exemplo seria “Finalizar mais tarefas a cada semana”.

Definir apoiadores e mentores

Defina um ou mais parceiros para cada profissional. Eles serão responsáveis por dar sugestões úteis sobre como atingir seu objetivo. Não deve haver nenhuma referência ao passado, já que o foco é tornar o futuro melhor.

Criar um plano de desenvolvimento

É hora de criar o plano de desenvolvimento do colaborador, o qual deve se adequar ao seu estilo, motivação e aspiração.

Ciclo contínuo

O feedforward deve ser repetido sempre que necessário. A repetição permite rastreamento, calibração, ajuste e otimização eficazes e cria espaço para a prevenção de problemas e apoio imediato dos supervisores quando as coisas saem do curso. Além disso, a frequência também ajuda a manter o foco.

O processo de feedforward se adapta a todos os funcionários, de modo que pode ser ensinado e implementado em todos os níveis e partes da organização.

Gostou desse artigo que explica o que é feedforward? Então aproveite para saber tudo sobre learning agility.