Nada mais será como antes no mercado de trabalho. Após a verdadeira revolução vivida em 2020 em meio a uma profunda crise sanitária, meses de lockdown e consolidação do home office, recrutadores e profissionais de todo o mundo estão cientes do início de uma nova era. E neste contexto tão adverso, como criar uma experiência única aos candidatos?

É uma boa pergunta que está sendo respondida no dia a dia entre erros e acertos. Realizar um novo processo de R&S está cada vez mais diferente dos anos anteriores e não apenas pela questão tecnológica, mas também pela mentalidade dos talentos.

É preciso oferecer uma experiência única aos candidatos, a fim de persuadi-los a fazer parte da sua empresa. Nesse jogo de conquista, faz-se necessário incluir táticas mais humanas e customizadas. Confira neste artigo sugestões para facilitar seus recrutamentos.

Tecnologia: sim ou com certeza?

Em 2020, vimos o boom das entrevistas e das dinâmicas por vídeo, certo? E o processo de recrutamento seguirá essa toada daqui para a frente. A tecnologia será a grande aliada dos recrutadores em uma época de distanciamento e protocolos de segurança mil. E para criar uma experiência única aos candidatos, prepare-se para contar com plataformas de R&S, como a VAGAS for business.
Ter o apoio de ferramentas digitais evita gargalos nos processos de recrutamento do início ao fim. Isso porque os gestores de RH poderão realizar as etapas de seleção mais rapidamente, escolhendo os talentos com mais eficiência em seus funis e diminuindo os riscos de contratações errôneas.

Além disso, é possível voltar as atenções para os candidatos com maior potencial, aumentando o engajamento deles, ao mesmo tempo em que propicia a formação de um pool de talentos para o preenchimento de vagas futuras.

Ao reduzirem as despesas do processo e auxiliarem na captação dos melhores candidatos, as ferramentas digitais, certamente, melhorarão a vivência dos profissionais.

“Os candidatos preferem um processo de recrutamento mais rápido e a velocidade fará com que sua empresa pareça organizada e eficiente”, esclarece o artigo Como a plataforma de R&S VAGAS for business te ajuda a contratar melhor.

Como promover uma experiência única aos candidatos?

Brendan McConnell, jornalista canadense especializado em tecnologia de RH, confirma a importância da tecnologia para promover uma experiência única aos candidatos em seu artigo Why every team should build an automated recruitment system (Por que todo time deveria construir um sistema de recrutamento automatizado, em tradução livre) .

“Um sistema de recrutamento automatizado elimina gargalos, atrasos e comunicações perdidas, contribuindo para uma melhor experiência como um todo, para todos os participantes. Se tem uma coisa que pode arruinar a opinião dos candidatos sobre a sua organização é a comunicação deficiente e não seguir o que a empresa disse que faria”, conta McConnell.

Outro ponto importante lembrado pelo especialista é que a plataforma de R&S pode ajudar a sua empresa a ter equipes mais diversas, já que no processo de recrutamento é possível reduzir significativamente a subjetividade e os vieses (até inconscientes) no momento de selecionar os talentos, atendo-se mais fortemente às habilidades e experiências deles.

Foco na humanidade para ter uma experiência única aos candidatos

Para oferecer uma experiência de candidato de alto nível, outros pontos, além da tecnologia, são essenciais. Conheça, a seguir, cinco sugestões para cativar os profissionais que você deseja trazer para o seu time.

Comunique-se sempre

Educação, transparência e presença. Esse é o tripé ideal da comunicação dos recrutadores. Do início ao fim do processo, fique em contato com seus candidatos. Mantenha-os bem-informados e engajados ao máximo, com atualizações do processo seletivo e esclarecimento de dúvidas.

Essa postura evita ansiedade desnecessária e traz os profissionais para o seu lado, mesmo em caso de uma resposta negativa.

Seja honesto(a)

Explique objetivamente a realidade da empresa e do cargo, tanto na descrição da vaga como na entrevista. Importante: não faça promessas que não poderá cumprir.

Conte também sobre a cultura da empresa e os principais valores defendidos por ela, verificando se as expectativas de ambos os lados poderão ser atendidas.

Facilite os processos

Não abuse do tempo e da paciência dos profissionais. Em sua página de carreiras ou nos anúncios de vagas, aposte em CTAs (Call to Action) diretos, como “Envie seu CV aqui”. Botões grandes e coloridos também são bem-vindos.

Não imponha muitas perguntas obrigatórias ou uma sucessão de páginas a serem preenchidas. Isso aumenta as chances de desistência e dificulta a experiência do candidato.

Saiba o que pensam da sua empresa

Você já conferiu os rankings de experiência de candidatos e entrevistas em sites como o Glassdoor? Pois saiba que é bom checar as notas que sua empresa recebeu.

Perceba que avaliações negativas podem afetar a imagem da sua corporação e afastar talentos. Fique atento ao que dizem e veja se é preciso realizar mudanças urgentes.

Peça feedback

Para melhorar sua experiencia de candidato, é importante saber a opinião de quem participa dos seus processos de R&S. Essa não é uma etapa fácil, mas quando solicitado de maneira educada e empática, os participantes tendem a responder seus questionários ou enquetes amigavelmente, ajudando, assim, a melhorar suas táticas.

Outra dica é “seja quem você precisava quando era um candidato”. Ou seja, o que poderia ser mudado na sua época de aspirante a vagas nas empresas mundo afora? Aprenda com seu passado e implemente mudanças agora.

Gostou do tema e quer se aprofundar mais em R&S. Então, aproveite para ler este artigo sobre análise de currículos com dicas para selecionar melhor os candidatos