Descubra como fazer um anúncio de vaga de emprego que atraia os melhores candidatos

Você pode ter uma oportunidade aberta que interessa muitos profissionais, com uma remuneração atraente e em uma empresa com boa marca empregadora, mas de nada isso adianta se você não dominar a arte de divulgar vagas de emprego efetivamente.

Criar uma abordagem que torne seu trabalho visto e atraia candidatos adequados é a chave para o sucesso de processos seletivos através de um bom anúncio de vaga de emprego. Neste artigo, você saberá onde e como fazer uma divulgação de vagas de emprego de maneira fácil, rápida e segura.

Como anunciar vaga de emprego?

Antes de decidir onde irá divulgar vagas de emprego, trace um perfil do profissional buscado. O que ele lê? Como se desenvolve profissionalmente? Quais sites acessa? Essas questões são importantes para garantir que a oportunidade chegue principalmente para os profissionais que realmente interessam à empresa, ou seja, o público-alvo.

Na hora de cadastrar uma vaga de emprego é preciso entender o perfil do profissional buscado que favoreça encontrá-lo, assim como gerar ideias para atraí-lo para sua organização.

Como faço para anunciar vagas de emprego?

1. Jornais, revistas e murais

As clássicas mídias offline, como jornais, revistas e quadros de aviso, foram passadas para trás pelo universo on-line quando o assunto é divulgar vagas de emprego. A explicação é que a curadoria de cada inscrição e CV recebido aumenta muito o tempo de fechamento da vaga, assim como ocupa o tempo das equipes de recrutamento e seleção com tarefas operacionais.

Portanto, se usados, esses meios massivos devem conter links para fichas de inscrição on-line, assim como devem ser publicados somente em murais ou veículos que o público-alvo acompanha.

2. Eventos

Empresas que buscam perfis específicos podem apostar em eventos e parcerias. Por exemplo, programas de estágio podem ser divulgados em universidades, enquanto vagas gerenciais podem gerar mais interessados em workshops sobre liderança.

Apostar em feiras de emprego é outra alternativa viável para conseguir um alto volume de candidaturas.

3. Job boards

Existem vários sites voltados a anúncios de emprego. Como recrutador, sua interação com tais plataformas difere da de seus candidatos em potencial. Para eles, é mostrada uma interface com vagas em aberto, as quais oferecem candidaturas. Já para empregadores, há funcionalidades que permitem a divulgação de vagas de emprego, fazer a gestão do processo seletivo e triagem de candidatos de forma integrada e rápida.

Os empregadores têm inúmeras opções quando se trata de job boards. O VAGAS.com.br, por exemplo, possui o maior banco de currículos do Brasil para recrutadores divulgarem vagas de emprego rapidamente, além de ser integrado a uma plataforma de recrutamento e seleção que usa Inteligência Artificial para identificar os candidatos mais qualificados de maneira eficaz e eficiente. Usando a plataforma, você ainda pode anunciar suas vagas em diferentes sites simultaneamente.

4. Página de carreiras

Outra maneira de divulgar vagas de emprego é criando a própria página de carreiras da sua empresa. Conhecida como “trabalhe conosco” essa sessão é ótima para atrair profissionais que admiram sua marca empregadora, assim como divulgar valores e aspectos culturais da organização.

A página de carreiras geralmente é integrada a um software ATS para que toda a gestão do processo seletivo seja feita de forma simplificada pelo departamento de recrutamento e seleção.

5. Portais segmentados

Todo recrutador com alguma experiência já deve ter vivenciado o pesadelo que é receber centenas (ou até milhares) de currículos e chegar à conclusão que a maior parte não tem fit algum com a vaga. A situação é comum em posições muito específicas ou de alto nível hierárquico.

Nesses casos, uma boa saída é anunciar a vaga em portais conhecidos voltados a profissões ou interesses específicos. Aproveite para adequar o job description à linguagem do profissional, a fim de converter mais candidaturas qualificadas.

6. Redes sociais

Há ainda a possibilidade de realizar postagens nas redes sociais (como Linkedin, Instagram e Facebook), em fóruns on-line e listas de discussão por e-mail. Essas mídias permitem cultivar relações mais próximas com candidatos e até mesmo buscar perfis específicos por meio de hunting.

Embora seja um meio barato de recrutamento, pode tornar mais lenta a gestão dos currículos devido à falta de ferramentas apropriadas para a tarefa.

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

É preciso criar um texto para anunciar vaga de emprego que seja simples e direto realçando os principais diferenciais e benefícios. Lembre-se que tem outros recrutadores chamando a atenção da mesma forma e se diferenciar neste momento pode te ajudar a recrutar rapidamente.

A descrição de cargo ou job description é o primeiro contato que sua organização terá com um colaborador em potencial. Portanto, ele deve ser interessante para que a taxa de conversão de candidaturas seja alta. Os anúncios de emprego mais eficazes geralmente unem objetividade e riqueza de detalhes.

Modelo de anúncio de vaga de emprego

  • Nome do cargo: deve ser atraente e objetivo;
  • Local de trabalho: preferencialmente com o endereço completo e informações sobre transportes públicos nos arredores;
  • Resumo das responsabilidades: com funções associadas ao cargo, incluindo exemplos e critérios de sucesso;
  • Descrição concisa dos requisitos: com pelo menos uma explicação de como eles são relevantes para o trabalho em questão;
  • Promoção da empresa: liste a missão e os valores da empresa e o impacto da posição sobre eles;
  • Instruções para a inscrição: informações sobre referências, cartas introdutórias, etc.

Inclua também palavras-chave relevantes ao cargo buscado, como jargões técnicos, e opte por um tom pessoal, em vez de uma descrição mais formal.

Quer saber mais sobre divulgar vagas de emprego? Então leia nosso guia para tornar seu anúncio de vaga um imã de talentos.