Dinâmicas de grupo com trabalho em equipe para lideranças são uma ótima maneira de garantir os próximos gerentes da sua empresa

A presença de líderes fortes no local de trabalho é fundamental para o sucesso de uma empresa, porém desenvolvê-los nem sempre é uma tarefa fácil. Dinâmicas de liderança são uma ótima maneira de avançar por esse caminho, quer você as execute ou opte por um facilitador externo.

Abaixo, disponibilizamos uma lista de atividades particularmente eficazes para identificar e fortalecer as habilidades de liderança das equipes. Muitos dos métodos são fáceis de aplicar em um ambiente virtual.

Veja como fazer uma dinâmica em grupo motivacional

Quais as características de um líder moderno?

Líderes têm grande influência e responsabilidade por suas equipes. Algumas de suas responsabilidades são:

  • Definir o clima de um local de trabalho
  • Motivar os membros da equipe
  • Cultivar os valores da empresa dentro do time
  • Manter o espírito de equipe
  • Desenvolver a habilidade de liderança em outras pessoas

 

Essas responsabilidades podem influenciar o employee experience e não devem ser negligenciadas.

Bons líderes também devem apresentar as seguintes características:

  • Honestidade
  • Ética
  • Compromisso
  • Boa comunicação
  • Capacidades de tomar decisão
  • Prestação de contas
  • Capacidade de delegar
  • Criatividade
  • Empatia
  • Resiliência
  • Inteligencia emocional
  • Humildade
  • Transparência
  • Visão
  • Propósito

 

Melhores dinâmicas para treinamento de liderança

Os jogos são uma maneira antiga de desenvolver habilidades de maneira prática e divertida. Eles podem estimular características vitais de liderança, espírito de equipe, habilidade analítica e capacidade de estratégia. Portanto, no contexto da empresa, os jogos podem ser uma ferramenta eficaz.

Portanto, aqui estão algumas dinâmicas de grupo focadas em liderança que podem ajudar a identificar e desenvolver líderes:

Veja os principais jogos para desenvolver liderança

1. Dinâmica do dos 30 segundos

Reúna todos os funcionários e peça que fechem os olhos e lembrem os melhores momentos de suas vidas, sejam descobertas pessoais, conquistas profissionas, aventuras ou momentos com familiares e amigos. Dê a eles um minuto.

Depois, peça que restrinjam sua pesquisa e busquem a melhor experiência que já tiveram e gostariam de compartilhar, considerando que hipoteticamente teriam apenas 30 segundos restantes de vida. Deixe-os pensar por dois minutos e peça que abram os olhos quando terminarem.

A última etapa é permitir que eles compartilhem os melhores 30 segundos de suas vidas aos colegas. Peça transparência, honestidade e respeito ao lugar de fala de cada um.

Esta atividade de construção de equipes permite que os funcionários se conheçam melhor, enquanto permite que outros entendam do que eles gostam ou se preocupam mais. Esta é uma discussão íntima que encorajará um vínculo verdadeiro.

2. Dinâmica do todos a bordo

Os participantes são orientados a construir um “barco” usando pedaços de madeira, papelão ou qualquer outro material disponível. Então, todos devem subir no “barco” de uma vez. À medida que os pedaços do “barco” forem removidos, a equipe deve se esforçar para ocupar o espaço cada vez menor da melhor maneira possível.

Esta atividade ajuda a estimular a comunicação, a resolução de problemas e o pensamento crítico.

3. Campo minado

Os participantes são convidados a vendar os olhos de um membro da equipe que deve atravessar uma área repleta de obstáculos sem esbarrar em algum. Usando apenas técnicas de comunicação específicas – como somente as palavras “esquerda”, “direita”, “frente” e “ trás”, os outros participantes devem guiar a pessoa vendada por meio do “campo minado”.

A atividade pode ser realizada em um ambiente externo ou no próprio escritório e é ótima para aprimorar habilidades de comunicação e construir confiança.

4. Líderes que você admira

Essa dinâmica de liderança é bem simples. Consiste em discutir líderes admirados por cada colaborador, sejam eles conhecidos ou não. No primeiro momento, a atividade deve ser feita em grupos, já no segundo envolve uma discussão mais ampla e uma apresentação informal no final.

A atividade ajuda a definir as características de liderança desejáveis e melhora o vínculo da equipe.

5. Delegação

Separe os colaboradores em quatro grupos. Cada um deve receber um cartão com um conjunto de tarefas diferentes. Cada equipe deve escolher um líder, que só poderá se comunicar e delegar tarefas. O objetivo é terminar todas as tarefas no menor tempo possível.

Essa é uma dinâmica para desenvolver liderança que trabalha a capacidade de delegar tarefas.

6. Dinâmica da história contada

Separe os funcionários em quatro equipes e distribua aleatoriamente imagens que contam uma única história. Os grupos devem encontrar uma maneira de recriar a sequência da história na ordem correta, embora sejam incapazes de ver as fotos que os outros receberam.

A atividade estimula a comunicação, a tolerância e a paciência.

7. Dinâmica do desastre de avião

Essa é uma das dinâmicas de grupo para líderes que requerem um pouco de imaginação. Os participantes devem fingir que estão em um avião que caiu em uma ilha deserta e escolher uma quantidade definida de itens do local de trabalho que acham que seriam úteis para sua sobrevivência. Cada item deve ser classificado de acordo com sua importância e todo o grupo deve chegar a um consenso.

É uma atividade que estimula a solução criativa de problemas e a colaboração.

8. Dinâmica do nó humano

Os colaboradores precisam formar um círculo, de modo que toquem os ombros um dos outros. Em seguida, cada um deve colocar a mão direita na mão de alguém que está do outro lado do círculo. Em seguida, a mão esquerda deve encostar na mão de uma pessoa diferente (não ao lado). Então, os participantes devem tentar desembaraçar o nó quebrado sem soltar as mãos.

Esta é uma ótima atividade para trabalhar comunicação e resolução de problemas, soft skills importantes para um líder.

9. Qualidades de um líder

Escreva uma lista com mais de dez qualidades que um líder deve ter em forma de declarações, como “Eu sou acessível mesmo em momentos de estresse” e “Sinto-me confortável em tomar decisões importantes”.

Então, alinhe todos os participantes lado a lado e leia cada declaração em voz alta. Instrua as pessoas a darem um passo à frente se a declaração se aplicar a elas.

Diga-lhes de antemão que devem estar prontos para explicar por que sentem que possuem essas qualidades. Continue lendo as declarações até todas terminarem.

Essa é uma das dinâmicas de liderança que ajudam os funcionários a conhecerem melhor a si mesmos e aos colegas, assim como aqueles com capacidade real de liderança.

10. Desenho guiado

Crie pares e peça para que se sentem de costas um para o outro. Dê papel e caneta a uma pessoa e um objeto aleatório para a outra. A pessoa com o objeto deve descreve sem nomeá-lo, de modo que a outra pessoa o desenhe.

Se trata de uma atividade ótima para desenvolver habilidades efetivas de comunicação.

11. Caça ao tesouro

Esta dinâmica de team building exige algum planejamento, mas pode ser uma ótima maneira de promover habilidades importantes. Esconda alguns itens pelo escritório e ofereça prêmios para as equipes que encontrá-los.

Para trabalhar ainda mais o espírito de liderança, defina um representante para cada equipe, o qual deve orientar os colaboradores sobre quais locais vascular. Ofereça prêmios após a conclusão da atividade.

Esta é uma forma de funcionários trabalharem juntos e aprenderem a delegar.

Quer saber mais sobre liderança na empresa? Então saiba como identificar um líder.