Marketing, métricas, benefícios e mais... Conheça estratégias para ter uma marca empregadora de impacto

A sua empresa investe na marca empregadora? Se a resposta for negativa, é hora de rever alguns conceitos. Afinal, o universo do trabalho, que já passava por várias mudanças nos últimos anos, enfrenta uma verdadeira revolução desde 2020.

De acordo com artigo recente publicado pela CNBC, 1 a cada 3 trabalhadores norte-americanos está pensando em deixar o emprego. E não para por aí: cerca de 60% deles estão repensando a carreira. O fenômeno já está sendo chamado de “Grande Demissão”.

O nome faz ainda mais sentido se pensarmos nas estatísticas trazidas por outro estudo nos Estados Unidos: 86% dos profissionais sentem que a carreira estagnou durante a pandemia e 80% deles não acham que o empregador atual ofereça oportunidades de crescimento.

Ou seja: é hora de pensar pra valer na marca empregadora a fim de evitar saídas e atrair os melhores talentos. Confira sugestões para isso neste artigo.

Analise sua estratégia atual de marca empregadora

Para começar, avalie sua marca empregadora e entenda o que está funcionando, o que não está e o que poderia ser melhorado. Se a empresa ainda não tem uma estratégia sólida, este é o momento de traçar os alicerces futuros.

Por exemplo, dê uma olhada em seu processo de aquisição de talentos, incluindo anúncios de emprego, descrições de cargos, cartas de aceitação e rejeição e documentos de integração.

Veja se as medidas se alinham com a proposta de valor, cultura e missão de seus funcionários e se eles estão comunicando sua marca de forma eficaz. Por fim, obtenha feedback dos profissionais e dos candidatos para ter insights para ajustes e novas soluções. Veja outras dicas:

Gerencie as avaliações

Você monitora sites de avaliação online sobre a sua empresa? Se não, comece a fazer isso agora. Essas plataformas são cada vez mais visitadas, e muitos talentos em potencial estão ligados nelas para saber da reputação da sua empresa.

Gerenciar e responder a críticas negativas pode ter um grande impacto na futura aquisição de talentos.

Gerencie as redes sociais

Preste atenção aos seus perfis nas mídias sociais. É necessário manter seu quadro de empregos e anúncios atualizados. Funcionários atuais e potenciais estão seguindo suas páginas para entender sua cultura e ganhar confiança em sua organização.

Comunicação desatualizada e sem foco pode afetar negativamente sua reputação e desanimar os talentos que estão considerando uma carreira em sua empresa.

Envolva seus funcionários na comunicação

Sabia que utilizar conteúdo das suas equipes para divulgar sua marca empregadora é uma estratégia de branding supereficaz? Envolva seus funcionários e torne-os embaixadores da marca. Isso inclui depoimentos na página de carreiras, postagens nas mídias sociais da empresa e até vídeos com histórias de bastidores do ambiente de trabalho. Conteúdo criativo e alegre sempre tem bom engajamento.

Meça os resultados da sua marca empregadora

Não basta implantar estratégias, é preciso monitorá-las. Avalie resultados, como aumento de reações e seguidores nas mídias sociais, número de candidatos em cada vaga aberta, além de novas contratações obtidas. Aproveite as informações que as métricas lhe apresentam. E, se for preciso, adapte suas estratégias, nunca deixando de pesquisar novas ideias para sua organização.
Não deixe salário e benefícios fora do cenário

Como empregador, você não pode vender às pessoas vantagens, como trabalho remoto ou ambiente amigável, se ignora os aspectos mais importantes para a média dos trabalhadores: salário justo e bons benefícios. Esses elementos são parte fundamental da sua mensagem, como bem explica o artigo da “Estratégias de branding para um mundo pós-pandêmico” .

Divulgue seus prêmios

Não perca a oportunidade de mostrar que sua empresa recebeu prêmios e homenagens. Essa é uma ótima forma de provar que a companhia enaltece valores como diversidade, oferece boas oportunidades aos candidatos e conta com um bom ambiente de trabalho. Os prêmios dão credibilidade aos seus esforços de branding e ao marketing de recrutamento.

Crie uma marca visual memorável

É importante construir uma marca visualmente forte. Pense que cada postagem de mídia social, anúncio de emprego e página de carreira deve ser facilmente reconhecível por quem te acompanha.

Conte com a ajuda da equipe de design para personalizar seus conteúdos com recursos visuais que realmente adicionam valor à sua marca.

Use e abuse do marketing

Tenha a equipe de marketing como sua fiel escudeira. Vale tentar uma pesquisa de mercado para saber como anda sua reputação entre funcionários e candidatos ou fazer uma análise competitiva (entre a concorrência) para entender como talentos percebem sua marca empregadora.

Ao criar conteúdo, compartilhe informações sobre a cultura da sua empresa ou mostre os benefícios de trabalhar para você, utilizando ferramentas como SEO.

Além disso, tente mapear a jornada do funcionário, pensando em todos os pontos de contato entre um candidato e a sua marca. Cada um deles representa uma oportunidade de impressionar, proporcionando uma excelente experiência de recrutamento.

Se gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais sobre gestão de pessoas, continue com a gente. Saiba como mensurar o impacto da diversidade na )sua empresa. e veja como fugir dos modelos tradicionais de gestão. Boa leitura!