Confira a experiência completa de investir em algoritmos inteligentes no seu recrutamento e seleção

A inteligência artificial (IA) tem grande potencial de acelerar o trabalho de recrutamento. A tecnologia é responsável por conseguir analisar currículos rapidamente por meio de filtros ou ranqueamento de habilidades-chave tornando o processo mais ágil e eficiente.

Se antes, os recrutadores tinham de ler e analisar separadamente cada currículo, hoje, em tempos de internet, isso é quase impossível. Não são apenas meia dúzia de CVs que chegam às mãos dos profissionais de R&S, mas sim algumas centenas. Não por acaso, 52% dos líderes de recrutamento dizem que identificar os candidatos certos em um grupo de candidatos é a parte mais desafiadora de seu trabalho.

Com tantos indivíduos competindo pelas vagas de empregos, como os recrutadores encontram maneiras de tornar suas vidas mais fáceis e seus empregos mais gerenciáveis? É aqui que a inteligência artificial (IA) pode desempenhar um papel estratégico. A tecnologia desconstrói a frase de que “achar o candidato certo é como encontrar uma agulha no palheiro”.

No artigo, daremos uma olhada no impacto da IA no recrutamento seus usos e vantagens. Venha conosco nessa jornada pelo futuro do R&S.

Como usar a inteligência artificial no R&S

Imagine um sistema que ajude o profissional de recursos humanos a encontrar facilmente o candidato certo com as habilidades e com o fit cultural desejado pela empresa. Isso já é possível graças à inteligência artificial.

Este tipo de tecnologia é capaz de analisar e classificar candidatos, seus currículos e testes a partir do que a organização precisa, gerando inteligência de negócios.

A IA existe para substituir o trabalho monótono e permitir que os profissionais se concentrem na parte estratégica das atividades.

Permitir que a IA ajude você no método de recrutamento pode dar-lhe tempo para se concentrar na interação mais humana com os candidatos.

Para desfrutar dos benefícios da IA, o recrutador deve seguir os seguintes passos:

Escolha de critérios

O primeiro é escolher os parâmetros de seleção na plataforma com critérios que façam sentido para o negócio e para as posições mais recorrentes exigidas pela empresa.

Divulgação da vaga

O recrutador deve estabelecer os canais mais assertivos para a publicação das vagas da empresa.

Automatizar etapas

Selecionar quais etapas do processo de recrutamento podem ser automatizadas e quais devem passar por avaliações de recrutadores e gerentes da vaga.

Veja a seguir alguns usos e vantagens da tecnologia, mais especificamente dos algoritmos inteligentes do VAGAS for business.

Usos da inteligência artificial em recrutamento

Os algoritmos inteligentes do VAGAS for business trabalham com base na maior comunidade de talentos do Brasil, com mais de 20 milhões de profissionais cadastrados.
Por isso, o nosso ATS não é apenas um software, mas uma plataforma completa onde você pode criar seu processo de R&S e buscar candidatos ao mesmo tempo. E estamos em constante evolução para tornar o seu recrutamento mais rápido e estratégico.
Destacamos os seguintes usos da ferramenta:

  • Receber recomendações de candidatos compatíveis com suas vagas em questão de segundos;
  • Convidar automaticamente candidatos compatíveis para o seu processo seletivo;
  • Criar notificações automáticas para profissionais cadastrados que mais têm fit com a vaga aberta, acelerando o processo de captação;
  • Analisar currículos que são listados de acordo com ranking de habilidades-chave definido pelo recrutador.

 

Vantagens do usa da IA

Deixar para trás os tempos de conferência manual de currículos é a vantagem mais aparente da tecnologia, mas há muitos outros por trás dos algoritmos inteligentes. Confira!

Economia de tempo

A maioria dos recrutadores são pessoas muito ocupadas. Nesse sentido, quanto mais tediosas e demoradas as tarefas que puderem ser automatizadas, melhor. O uso de um chatbot controlado por IA, por exemplo, pode remover pilhas dessas tarefas.

Dentre elas responder a simples perguntas de candidatos, agendar entrevistas e dar feedbacks automáticos a alguns profissionais. Coisas que certamente são importantes e precisam ser feitas, mas que também podem ser facilmente automatizadas.

Encontrar candidatos certos

O software com tecnologia de IA pode analisar perfil dos candidatos, a partir de todas as informações disponíveis (redes sociais, currículo, entre outros) e identificar candidatos com personalidades e habilidades semelhantes aos atuais funcionários da empresa, encontrando o fit cultural ideal.

A IA pode ainda decifrar quais candidatos devem estar interessados em determinadas funções e direcionar anúncios de emprego relevantes para eles.

Melhorar a experiência do candidato

Ao automatizar o processo, o candidato terá informações atualizadas de sua candidatura. Ele poderá também tirar dúvidas por meio de um chatbot.

Ademais, com uma triagem ágil feita pela I.A, sobrará muito tempo para os recrutadores investirem nos retornos individuais. Sendo assim, é possível que o candidato saiba se continua ou não no processo em pouco tempo.

Seleção sem vieses

Faz parte de uma boa experiência do candidato ter um recrutamento sem vieses e que procure incluir profissionais diversos à equipe.

Desta maneira, os algoritmos inteligentes, treinados para excluir esses vieses, auxiliam em uma seleção de candidatos mais justa. O ATS do Vagas for business tem ainda outras funcionalidades que ajudam a tornar a experiência de seu R&S mais inclusiva, tais como uma interprete virtual de libras o recurso da autodeclaração racial.

Videoentrevista mais assertiva

Se por trás de seu sistema de videoentrevistas, há uma inteligência artificial, metade do trabalho monótono dessa parte do trabalho pode ser eliminado.

A tecnologia Vagas for Business, por exemplo, envia convite em massa, customiza algumas perguntas e os algoritmos inteligentes selecionam o nível de compatibilidade do candidato, a partir da videoentrevista, bem como acompanhe quais termos-chave para a vaga foram falados pelos candidatos através da tecnologia nuvem de palavras.

 

Se você achou nosso conteúdo interessante, aproveite para ler outros artigos do nosso blog. Que tal conferir 9 passos estratégicos que garantem tornar seu RH estratégico.