Conheça todas as etapas do funil de recrutamento e suas métricas

Saber onde está o erro e como concertá-lo? Esse é o principal objetivo da construção de um funil de recrutamento eficiente. Como o processo de R&S é baseado em diversas etapas e, em qualquer uma delas, o candidato, ou até a empresa que anuncia a vaga podem encontrar obstáculos, o ideal é monitorar todas essas fases para saber onde o processo deve ser ajustado.

Garantir que o funil de recrutamento seja criado da melhor maneira significa garantir assegurar que todo o processo de contratação seja executado de acordo com os planos e que sua empresa atraia os melhores talentos. Mas como fazer isso, você deve estar se perguntando?

Neste post, vamos conduzi-lo pela experiência da construção de um funil de recrutamento eficiente. Portanto, aperte os cintos, e venha conosco participar das etapas dessa descoberta!

O que é um funil de recrutamento?

O funil de recrutamento (ou de contratação) é a representação de uma série de estágios aos quais a inscrição de um candidato avança para a contratação. É chamado de “funil” devido ao formato e por analogia com o funil de compra tradicional: muitos candidatos entram no topo funil, mas poucos passam por todas as etapas e são contratados.

É bom destacar que a saída de um candidato do funil de recrutamento, ou do processo seletivo, em qualquer estágio pode ser solicitada pelo próprio candidato ou pela empresa. O avanço em cada estágio ocorre de comum acordo.

O funil pode ser diferente de empresa para empresa e até mesmo de candidato a candidato. Por exemplo, em uma pequena startup, um fundador ou mesmo CTO pode entrar em contato com alguém com quem já trabalhou de perto e convencê-lo a ingressar na empresa. Todo o processo pode consistir em algumas reuniões e um almoço com a equipe. Já em uma empresa grande e madura, o processo provavelmente será mais formal e envolverá algumas etapas que desenvolveremos mais abaixo no post!

Etapas de um funil de recrutamento eficiente

Antes de começarmos a discutir a estratégia que leva à obtenção do funil de recrutamento mais eficiente, vamos aqui descrever quais são essas etapas que compõe o processo seletivo e na sequência mostrar quais indicadores mostram o sucesso do seu funil:

Promover o processo de inscrição

A definição das características, habilidades técnicas e traços de personalidade – o chamado job description – que compõem a contratação perfeita deve ocorrer antes do início do processo de recrutamento propriamente dito. Esse é o primeiro passo do funil.
Após a realização desta primeira etapa, o recrutador deve estabelecer quais serão os canais de divulgação da vaga como redes sociais, anúncios na intranet, sites especializados etc.

Seleção

Essa é a primeira parte do afunilamento dos candidatos. O recrutador seleciona o pool de candidatos que podem ser adequados para sua empresa.

Triagem

Os candidatos em potencial foram identificados, então é hora de selecioná-los para garantir que sejam certos para a função. É quando as entrevistas serão realizadas, pessoalmente ou por vídeo, e candidatos inadequados podem ser excluídos da disputa.

Entrevista

Uma avaliação mais profunda das habilidades, experiência, características e valores do candidato. Essa deve ser conduzida com o recrutador, gerente da vaga e demais funcionários envolvidos no processo

Oferta

A empresa reuniu todas as informações de que precisam para decidir se estende uma oferta de emprego e como será essa oferta para o candidato ideal.

Negociação e fechamento

Depois de receber a oferta, pode haver negociações entre o candidato e a empresa antes que o candidato decida se deseja ingressar na empresa.

Métricas de funil de recrutamento

Para criar um processo de contratação eficiente e contratar os melhores talentos disponíveis, é importante que seu funil de talentos esteja funcionando sem problemas. Então, como você pode medir o desempenho do funil de recrutamento?

A principal dica é ficar atento as métricas que são destacadas abaixo:

Tempo de fechamento da vaga

O SLA da vaga – como é chamado no jargão da área o tempo de fechamento da vaga – é um dos indicadores mais usados na área de R&S. Manter o controle do tempo necessário para preencher uma posição aberta é uma métrica de recrutamento valiosa que fornece estabilidade em uma organização. Mostra quanto tempo levaria para localizar, recrutar e contratar um novo funcionário.

As empresas mais prósperas tomam as medidas necessárias para reduzir seu tempo por contratação, preservando a excelente qualidade do recrutamento. De acordo com uma pesquisa de benchmark, conduzida pela uma empresa de recrutamento norte américa, o tempo médio de contratação é de 43 dias. Se a sua contratação exceder muito esse tempo, é preciso ver onde há um gap no processo.

A plataforma VAGAS for business pode te ajudar a reduzir o tempo de preenchimento das vagas por, pelo menos, 2 bons motivos:

1. Acesso a banco de dados de candidatos – No Brasil, a única empresa que fornece um ATS completo e um job board é a VAGAS.COM . A companhia possui mais de 20 milhões de profissionais cadastrados e é o site de empregos mais visitado no país.

2. Oferece a funcionalidade canais de divulgação – uma tecnologia que conecta a sua vaga a outros canais de comunicação sem que você precise abrir novo processo de divulgação.

Número de currículos recebidos e conversão

Este indicador é importante para o ciclo de recrutamento, pois indica a quantidade de candidatos de uma determinada vaga. Quanto maior o número de candidaturas, maiores são as chances de encontrar um profissional qualificado.

Na segunda etapa do funil, os profissionais passam de interessados a candidatos. Por meio do currículo principalmente, é feita uma criteriosa seleção dos que mais se adequam à vaga e daí surge o número de conversão de currículos, que o número de candidatos inscritos menos o número dos profissionais que foram selecionados para a segunda fase do processo.

De acordo com o estudo de benchmark, anteriormente mencionado neste post, se sua taxa de conversão for superior a 11%, você está na trilha certa!

Lembre-se, criar uma experiência do candidato atraente é fatore-chave na hora de chamar a atenção dos profissionais no mercado de trabalho. Para tanto, confie nas funcionalidades do VAGAS for business.

Com a nossa tecnologia é possível ainda observar indicadores que podem fazer a diferença na eficiência do processo e na experiencia do candidato, tais como:

  • prazo para candidaturas;
  • comunicação entre empresa e candidato;
  • engajamento dos candidatos à vaga;
  • tempo de cumprimento dos processos internos;
  • comunicação entre recrutadores e gestores de área.

 

Qualidade da contratação

Estimar a qualidade da contratação é uma das métricas de recrutamento mais úteis para gerentes de contratação. A qualidade da contratação tem uma influência de longo prazo na empresa. Também afeta a qualidade geral, produtividade, engajamento e satisfação dos funcionários.

Os resultados obtidos levam a taxas de retenção mais estáveis; mais contratações de alta qualidade significa encontrar a melhor combinação para uma empresa.

A melhor forma de garantir bons índices dessa métrica, é garantir uma experiência do candidato que tenha o fit cultural da empresa. Para tanto, o indicado é criar uma página de carreira personalizada para expor a sua marca empregadora.

A VAGAS for business tem as funcionalidades e uma equipe especializada para te ajudar a construir um site de carreiras pode ajudar a sua marca a se destacar entre os melhores, assim como fez com a empresa Britânia.

Custo por contratação

A métrica de custo por contratação revela às empresas quanto custa a contratação de novos funcionários, incluindo custos de propaganda, taxas de recrutamento, contas de mídia social, LinkedIn, etc.

Da mesma forma que o tempo de contratação, o custo por contratação fornece uma métrica de recrutamento e oferece uma visão completa da eficiência do processo de recrutamento.

Para ajudar a manter esse indicador em dia, as equipes de contratação devem armazenar todas as informações coletadas em um único lugar e torná-las facilmente acessíveis a todos os envolvidos no processo de contratação.

Neste sentido, a plataforma VAGAS for business, pode ser uma excelente aliada do seu processo. Ela trabalha com seu funil de recrutamento de ponta a ponta, trazendo soluções de parceiros, inclusive, para garantir que os dados fiquem todos no mesmo ATS e seguros, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Gostou de ser conduzido pela experiência do funil de recrutamento? Se você curtiu esse post, temos certeza que você também vai gostar de ler mais sobre engajamento de candidatos.