Oferecer benefícios corporativos flexíveis é um investimento para tornar a empresa mais atrativa

São os benefícios empresariais ou o salário que atraem os melhores talentos? Se a sua resposta foi um alto salário, é melhor repensar essa questão. Os benefícios corporativos estão ganhando cada vez mais peso na decisão dos profissionais na escolha de onde trabalhar, especialmente no mundo pós-pandemia.

A pauta monetária está ficando para segundo plano na decisão final dos jovens talentos. De acordo com um estudo conduzido pela consultoria McKinsey, os melhores talentos (89%) buscam companhias que tenham liderança aspiracional, oportunidades de crescimento na organização (81%) e benefícios não-financeiros (76%).

Por isso, convidamos você a fazer uma reflexão sobre a importância de oferecer benefícios realmente vantajosos para colher bons resultados no dia a dia da organização.

Mas, antes disso vamos responder a alguns questionamentos: o que são benefícios corporativos? Por que oferecê-los? Como pensar num pacote atrativo de benefícios? Continue lendo nossa publicação para ter as respostas e entender um pouco mais sobre a complexidade do tema.

O que são benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são os serviços que dão acessos a recursos que melhoram a vida do colaborador. São as facilidades oferecidas pela organização que viabilizam a acessibilidade ao transporte, à saúde, à educação, ao lazer e diversos outros recursos.

O objetivo final deve ser dar acesso a algo que promova impacto positivo real, tanto no dia a dia do profissional, quanto na sua relação com a empresa. Por isso, não se deve oferecer simplesmente qualquer benefício.

Existem os benefícios obrigatórios por lei, quando se fala do regime CLT, e os ditos adicionais ou opcionais.

Ou seja, é preciso estar atento a necessidades do momento, conversando com as equipes e se informando sobre novas tendências. Isso vai te ajudar a escolher os melhores benefícios para sua equipe.

Por que oferecer benefícios corporativos?

Oferecer bons benefícios corporativos é um investimento para tornar a empresa mais atrativa no mercado e valiosa para seus colaboradores.

Contar com profissionais engajados, satisfeitos e produtivos pode ser um importante diferencial para uma empresa, mesmo nos momentos mais difíceis como na recente pandemia.

Por isso, veja agora algumas das vantagens que essa prática pode gerar tanto ao negócio quanto aos colaboradores

Aumenta a produtividade dos times

Quando os colaboradores de uma empresa são motivados, os resultados na produtividade são explícitos. Ao contrário do que se possa imaginar, oferecer apenas um bom salário não é garantia de satisfação. Os benefícios, por exemplo, quando oferecidos levando em conta as necessidades e anseios dos funcionários, podem ser atrativos eficazes na motivação das equipes.

Atraia os funcionários mais talentosos

Se você deseja contratar os melhores funcionários – trabalhadores talentosos e motivados que podem ajudar sua empresa a ter sucesso – então um pacote sólido de benefícios para eles é um ótimo lugar para começar.

Em outras palavras, para ser competitivo com as contratações, você realmente precisa oferecer um leque de benefícios que vão além das vantagens comuns como vale-alimentação e convênio médico.

Retém talentos

Custa mais encontrar um novo funcionário do que manter um antigo. A rotatividade de pessoal também causa interrupção e perda de continuidade para colegas de trabalho e clientes, portanto, uma vez que as empresas tenham ótimos funcionários a bordo, o foco passa a ser como evitar que abandonem o navio.

Como muitas organizações agora oferecem um pacote de benefícios, os funcionários não mais apenas comparam os salários ao considerarem um novo cargo – eles revisam a oferta em sua totalidade. Um pacote de benefícios para funcionários acima da média pode ajudar muito a manter os funcionários na empresa.

Melhora a saúde dos funcionários

Os benefícios não servem apenas para motivar os colaboradores. Eles também são meios de melhorar significativamente a saúde do trabalhador.

A exemplo disso podemos citar o vale-alimentação e o vale-refeição. Tendo os insumos necessários para se alimentar de forma balanceada e adequada, a saúde do colaborador agradece. O mesmo acontece quando a empresa oferece planos de saúde e assistência odontológica de qualidade.

Como pensar nos novos benefícios corporativos

A percepção sobre a cultura do trabalho tem mudado bastante nos últimos anos. Antes, o trabalho era visto como algo obrigatório – e muitas vezes não poderia ser relacionado à felicidade. Não se falava sobre propósito do trabalho há dez, quinze anos.

Hoje, contudo, os profissionais são orientados a trabalhar por algum propósito, algo maior do que apenas a carreira. Para tanto, eles buscam organizações que tenham objetivos mais coerentes aos propósitos deles.

Em outras palavras, os profissionais hoje se preocupam mais em escolher empresas que estejam alinhadas com sua missão e visão de vida do que simplesmente em ocupar uma posição de trabalho.

Soma-se a esse movimento, a tendência da “experiência do empregado”, que no grosso modo é a jornada de um profissional dentro da empresa. É uma fotografia do colaborador na organização: aprendizados, comportamento e interações do profissional ocorridas desde o momento em que ele assinou o contrato até o último dia de expediente.

Nesse contexto, da experiência do empregado, diz o manual das boas práticas que o empregado é único dentro da organização, e como tal deve ter benefícios customizados.

Em outras palavras, será cada vez mais comum a flexibilização de benefício, de acordo com o perfil do profissional. Esta é uma tendência que o RH deve ficar atento antes de estabelecer um pacote de benefícios fixo sem levar em conta a individualidade do profissional.

Quais benefícios corporativos oferecer?

Agora que você já entendeu a importância dos benefícios para sua empresa e para o colaborador, vejamos alguns benefícios que estão em alta no mundo pós-covid e aqueles que nunca saíram da moda.

Programas de bem-estar corporativo

Investir no bem-estar e na qualidade de vida do seu time é uma ótima maneira de ter uma equipe mais saudável, disposta e menos estressada no dia a dia, e isso é ótimo para promover um ambiente de trabalho mais leve e harmônico.

Nesse sentido, boas dicas são adotar estratégias de ginástica laboral, quick massage e mindfulness. Certamente, os colaboradores apreciarão momentos de relaxamento, descontração e de conexão pessoal.

Plano de saúde

Cuidar da saúde é algo fundamental e traz diversos benefícios, principalmente nos tempos modernos em que o estresse da rotina, os maus hábitos alimentares e a falta de atividade física regular trazem consequências negativas para a saúde de milhões de pessoas.
Ter um plano de saúde no pacote de benefícios continua sendo um dos principais diferenciais na hora de se escolher uma empresa para trabalhar.

Mais flexibilidade

Mesmo com o recuo da pandemia, os desafios ainda podem surgir de surtos localizados que fechem escolas ou criem novas restrições. Portanto, os empregadores que oferecem flexibilidade no pacote de benefícios serão certamente bem colocados no ranking das melhores empresas para se trabalhar.

Quando falamos sobre flexibilidade, abordamos diferentes benefícios, como por exemplo:

Horários flexíveis: com uma jornada que se adapte às rotinas de cada um

Home office: pensando nas mudanças de mindset pós-pandemia, o trabalho remoto passa a ser visto como essencial para vários trabalhadores

Folgas: dias mais curtos na sexta-feira, folgas de aniversário, day-off como bonificação por cumprimento de metas

Semana de trabalho de 4 dias: estudos mostram que os trabalhadores podem ser tão produtivos ou mais em 35 horas quanto em 44, isso porque durante o expediente acabam se distraindo menos do que o usual e estão mais descansados, acelerando a produtividade.

Plano dental

Todo mundo está ciente da importância da saúde bucal, que vai muito além de uma questão estética e reflete até mesmo na autoestima. Percebendo isso, muitas empresas passaram a incorporar entre os benefícios pagos aos colaboradores um plano dental.

Vale-cultura

Acesso à cultura e ao lazer pode e deve ser um benefício corporativo a se pensar. O benefício pode dar acesso a museus, cinemas e teatros.
Dessa forma, o colaborador poder praticar “o ócio criativo”, algo mais do que recomendado após a pandemia, e ter uma vida mais rica e saudável fora do ambiente de trabalho.

Saúde emocional

O estigma associado à busca de apoio para a saúde mental foi destruído pela pandemia e seu consequente estresse e isolamento. As pessoas tornaram-se mais dispostas a obter ajuda.

Por isso, o acesso à saúde mental provavelmente será contínuo. Ter no seu leque de benefícios esse apoio emotivo aos colaboradores, pode ser uma grande vantagem competitiva para sua organização.

Investimento em aprendizado

Já é sabido que o chamado lifelong learning, na tradução literal aprendizado para a vida toda, será um diferencial na vida profissional dos candidatos.

Portanto, empresas que incentivem cursos de línguas, especialização, comunicação e, até, de áreas não necessariamente ligadas a atuação na empresa, devem ser vistas com bons olhos.

Tempo livre pós-pandemia

Reconhecendo o estresse que os funcionários estão enfrentando, um número crescente de organizações está ajustando suas políticas de folga remunerada, enquanto se preparam para um mundo pós-pandêmico.

Embora algumas empresas tenham notado que essas mudanças são temporárias, os executivos de benefícios dizem que pelo menos algumas das novas abordagens devem continuar para além deste ano.

Atividades físicas

Para muitos trabalhadores, o emprego se torna um impeditivo para a prática de atividades físicas e isso pode levar à frustração.
Sendo assim, é possível criar parcerias para que algo tão simples, como ir à academia, possa acontecer da melhor maneira possível. Dessa maneira, suas equipes ficam mais felizes e saudáveis.

Auxílio para gestão financeira

Colocar como um benefício ferramentas e boas práticas para gerenciar a situação financeira dos colaboradores pode ser uma sacada de mestre.

Lidar com o dinheiro sempre foi um problema na cultura brasileira e com a pandemia as dívidas dos brasileiros cresceram ainda mais. Por isso, cuidar da saúde financeira do profissional também pode ser uma boa pedida.

Agora que você já sabe tudo sobre as tendências de benefícios, que tal saber como customizá-los para sua equipe remota?