Mais do que tendência, uma necessidade dos novos tempos. Prepare-se para automatizar processos de recrutamento

A pandemia de Covid-19 impactou de modo irreversível o mundo do trabalho e a tecnologia terá papel ainda mais fundamental de agora em diante. Sendo assim, se automatizar processos de recrutamento não estava entre as suas prioridades, é melhor penar duas vezes.

Adotar essa medida pode trazer uma série de vantagens à sua empresa e ajudá-la a enfrentar com mais tranquilidade os desafios desta época turbulenta. Economia de tempo, redução de custos, aumento da diversidade… Confira neste artigo, como automatizar processos de recrutamento contribuirá para a jornada de contratação da sua companhia.

Razões para automatizar processos de recrutamento

As novas tecnologias permitem hoje às empresas automatizar tarefas e fluxos da área de Talent Acquisition que antes eram feitas quase de forma artesanal pelos recrutadores, tais como divulgação de vagas e seleção de currículos.

Esse movimento de automação aumenta a produtividade do recrutador, acelera o tempo de preenchimento da vaga, reduz o custo por contratação e melhora o perfil geral de talentos de sua organização.

Fluidez nas etapas

Se você ainda tem dúvidas sobre os procedimentos de R&S que podem ser aprimorados por ferramentas como Applicant Tracking Systems (ATS), Candidate Relationship Management (CRMs) e chatbots, anime-se! São vários.

Escritor e especialista em tecnologia de RH, Brendan McConnell relata no artigo “Why every team should build na automated recruitment system”, “Por que toda equipe deveria construir um sistema de recrutamento automático” em tradução livre, que essas soluções poupam o departamento de Recursos Humanos de tarefas repetitivas e morosas, liberando os profissionais para focar em estratégias e melhorias na companhia.

Ao automatizar os processos de recrutamento, você ganha benefícios nas seguintes etapas:

  • Busca: há como programar anúncios específicos para sites de vagas ou posts de mídias sociais focados em profissionais e nichos específicos.
  • Pré-triagem: aqui, são coletados dados e realizadas análises, de forma eficiente e rápida, por meio de escaneadores de currículos e palavras-chave. Dessa maneira, é possível definir uma lista de candidatos qualificados ao posto em aberto.
  • Triagem: hora de conferir referências e trajetórias dos candidatos com base em entrevistas e testes. A avaliação automática pode incluir até escolha de palavras ou linguagem corporal. Nada mal, hein?
  • Comunicação: mande e-mails e mensagens de texto para candidatos automaticamente quando eles se candidatarem, qualificarem-se para a próxima fase ou forem aprovados ou eliminados nas etapas. Prepare chatbots para responderem a questões simples ou atualizarem os profissionais envolvidos no processo.
  • Onboarding: que tal programar automaticamente a recepção do novo contratado, com orientações sobre a empresa, envio de documentação e tour virtual pela empresa?
  • Banco de talentos: prepare as ferramentas para análise de candidatos que participaram de processos seletivos anteriores ou se inscreveram pelos canais de contato da empresa. Busque, em seu banco de dados, perfis que possam se encaixar em futuras oportunidades. Mantenha contato e restabeleça conexões para preencher contratações que estão por vir.

Tendências para os próximos anos

Ao passo que entramos definitivamente na chamada Revolução das Máquinas, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, o recrutamento virtual e o trabalho remoto devem se fortalecer ainda mais. Isso é uma unanimidade entre os estudiosos da área.

De acordo com o artigo “6 Recruiting trends that will shape 2021”, “6 tendências de recrutamento que vão moldar 2021” em tradução livre, 70% dos especialistas consultados concordam que o recrutamento virtual deve ser o padrão a ser seguido na era pós-Covid.

Para 69% dos recrutadores, as empresas devem oferecer o modelo home office aos seus contratados. Então, abra os olhos. Para acompanhar esse movimento, é importante automatizar os processos de R&S. Fique atento aos benefícios trazidos pela solução.

Sem gargalos na seleção

Com funis automatizados de recrutamento, fica mais fácil construir um pool de talentos, selecionando os profissionais mais qualificados para a sua empresa.

E isso ocorre de maneira mais acelerada, evita interrupções no processo por falta de talentos adequados e permite alertas imediatos ao time de RH se mudanças precisarem ser realizadas na condução das etapas.

Otimização de tempo e trabalho

Evitar gargalos no recrutamento vai economizar tempo e recursos e, assim, atrasos e “furos” no processo serão bastante minimizados. Com as ferramentas automáticas, você poupa esforços do seu time de RH e o libera das tarefas repetitivas e maçantes. Outra vantagem é identificar procedimentos ineficazes e dispendiosos, tomando as medidas necessárias para corrigi-los.

Foco no talento da equipe

Quando o time não precisa concentrar energia em tarefas repetitivas e maçantes, abre-se espaço para estratégias de engajamento e melhorias na área. Os recrutadores terão tempo para atingir seu potencial máximo e fazer diferença na empresa.

Melhor experiência de candidato

A eliminação de gargalos, atrasos e mal-entendidos contribui para uma experiencia de candidato mais bem-sucedida.

A comunicação falha e o não cumprimento de promessas aos candidatos podem arruinar a reputação da sua empresa. A automatização ajuda a evitar esses problemas, com mensagens automáticas, esclarecendo dívidas, dando updates, agendando entrevistas etc. A comunicação mais fluida tornará o processo mais rápido e eficiente, fortalecendo sua marca empregadora.

Alta qualidade das contratações

Com análise objetiva e aprofundada de dados, seu processo de recrutamento formará times talentosos com maior facilidade. A tomada de decisões será mais simples e eficaz.

Mais diversidade

O sistema automatizado pode turbinar suas políticas de diversidade, ao passo que mitiga vieses e subjetividade a cada etapa do processo. Sem interferência humana, há menor risco de preconceito, já que as decisões são baseadas puramente em dados e fatos.

 

Ficou interessado no assunto e quer mais conteúdo sobre tecnologia no recrutamento? Então não deixe de conferir este artigo para usar dados e contratar melhor.