Uma solução global pode não funcionar muito bem para as particularidades de R&S no Brasil. Saiba por quê.

Ao comprar um produto global você já teve aquela sensação de que ele não foi pensado no mercado brasileiro? Pois bem, esse é o sentimento de muitos RHs cujas empresas não investiram em um ATS nacional, preferiram optar por uma solução global.
Entre os relatos mais comuns de usuários de softwares de fora do mercado brasileiro, estão a desconexão com os processos de R&S nacional e a falta de suporte da empresa na língua local.

Em outras palavras, é como se a empresa tivesse investido numa tecnologia de carro elétrico, ainda cara aqui no Brasil, mas não tivesse estações para carregar o automóvel. O veículo pode até funcionar muito bem em mercados com outras estruturas, mas não com as condições observadas no cenário nacional.

Neste artigo, detalharemos os benefícios da compra de uma ferramenta nacional de recrutamento e gestão de pessoas e quais são as vantagens extras que a tecnologia garante para o seu processo de R&S. Confira!

Por que investir em uma solução nacional?

No Brasil, temos processos de atração, contratação e gestão de pessoas muito particulares. Há peculiaridades da cultura brasileira que precisam ser respeitos nesse ecossistema de RH. Abaixo listamos algumas delas:

Toque pessoal

Os candidatos brasileiros, por exemplo, são atraídos por anúncios em plataformas que não existem lá fora. No Brasil, ainda há muito o toque pessoal do recrutador, em que mesmo de forma on-line quer conhecer melhor as pretensões pessoais e profissionais do candidato. Em muitos processos lá fora, esses dados da vida privada do candidato são dispensáveis.

Customização de processos

Como o Brasil é um país continental, há ainda culturas regionais que precisam ser incluídas na atração e retenção de pessoas. Quem trabalha como o tema sabe que contratar alguém em capitais como São Paulo e Belo Horizonte é um tipo de processo, mas selecionar pessoas em cidades afastadas de centros, como Altamira (PA) e Sorriso (MT), é um cenário bem distinto.

Garantir, portanto, que o ATS seja customizado é uma mão na roda para empresas nacionais que atuam em diferentes regiões do país. E esse é um dos problemas com as soluções globais. Elas não são pensadas para serem customizadas. São soluções de prateleiras que atendem apenas parte das dores de gestão de pessoas.

Atendimento em português

A maioria dos centros de atendimento ao cliente de soluções globais realiza o suporte em inglês. De acordo com a pesquisa do British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% da população do país consegue se comunicar em inglês, sendo 1% deles fluente. Esses dados mostram que há uma dificuldade ainda dos brasileiros se comunicarem em inglês, o que dificulta o diálogo e a solução do problema em casos de má funcionalidade do sistema.

Regulamentações do Brasil

Se o seu sistema ATS será integrado com outros softwares ou aplicativos de gestão de pessoas, saber das particularidades de cada um é uma vantagem para uma integração amigável. Dificilmente, um software global conhecerá os sistemas complicados de folha de pagamento e gestão de tributos no Brasil.

5 benefícios imediatos da implementação de um ATS

Agora que você já conhece as principais vantagens para adquirir um ATS nacional, veja o que a ferramenta pode oferecer para otimizar o seu processo de R&S.

Conformidade com os regulamentos

Regras e regulamentos são aplicados ao seu processo de contratação, dependendo da localização da sua empresa. Isso também geralmente inclui a localização dos candidatos que você fornece! A implementação de um ATS em seu processo de recrutamento permite que todos os seus dados sejam organizados em um só lugar. Rastrear quais candidatos estão no sistema há quanto tempo é uma das muitas maneiras de ter um ATS que ajuda você a manter a conformidade.

Organização

Na mesma linha, investir em um ATS significa empregar esforços na organização do seu processo de contratação. Não perca currículos de candidatos porque eles foram para sua pasta de spam. E, o mais importante, não perca os melhores talentos porque você está gastando muito tempo vasculhando arquivos antigos e quadros de empregos!
O software de aquisição de talentos mantém todos os seus trabalhos, pools de talentos e informações de candidatos em um só lugar. Isso inclui notas da equipe também. É importante acompanhar as atividades de sua equipe de contratação para otimizar o processo.

Qualidade das contratações

O ATS certo ajudará a liberar tempo para se concentrar na qualidade da contratação, em vez de simplesmente atrair candidatos. Com mais de 40% dos profissionais de aquisição de talentos, afirmando a qualidade da contratação como uma das principais prioridades de seu trabalho, não é de se admirar que muitos estejam recorrendo a um ATS para apoiar o processo.

Se você escolher a ferramenta certa, ela permitirá que você veja claramente as lacunas em seu processo de contratação. Além disso, fornecerá maneiras de automatizar tarefas manuais que estão consumindo tempo e esforço de recrutamento que poderiam ser gastos em outros lugares.

Marca do empregador

Pense na marca do empregador como sua primeira impressão para talentos em potencial. Tem que ser bom! Se você deseja encontrar o ajuste certo para sua empresa, precisa vender sua organização para os candidatos. Dependendo da escolha do seu ATS, ele deve permitir que você crie sua marca empregadora de uma maneira que conte uma história para qualquer pessoa que visite seu site de carreiras ou visualize seus anúncios de emprego.

Um processo de contratação colaborativo

O software de aquisição de talentos permite que você tenha usuários ilimitados na plataforma. Dessa forma, toda a sua equipe pode se envolver. Se o ATS for fácil de usar, você poderá colaborar efetivamente durante o recrutamento. Isso tem seus próprios benefícios, incluindo:

  • Mais informações levando a contratações adaptadas à cultura da sua empresa;
  • Facilidade de envio de referências de funcionários, uma fonte de candidatos de alta qualidade;
  • Melhorar a marca empregadora com testemunhos de funcionários;
  • Processos se tornam mais rápidos e menos burocráticos

Gostou de saber como a tecnologia dos software ATS está revolucionando o R&S e a importância de adquirir uma ferramenta nacional? Então, não deixe de ler também sobre a importância da inteligência artificial no RH.