Retribua o esforço, agradecendo aos funcionários que se empenharam em um ano tão desafiador e ajude com o crescimento de sua organização

Agradecer aos funcionários ao final do ano é um ritual imprescindível para a boa gestão de pessoas. A prática ajuda na comunicação entre líderes e liderados, no engajamento de equipe e no aumento da produtividade como consequência. No entanto, em um cenário de extremas dificuldades e mudanças como a do ano que passou esse ato se torna ainda mais relevante.

É difícil encontrar alguém que não tenha tido sua vida alterada em 2020. Com o fechamento de comércios, escritórios e o isolamento social, cada colaborador travou sua própria batalha para mudar sua rotina profissional e pessoal.

Essa nova relação com espaços físicos restritos gerou “novas disputas por territórios”, o que induziu a população mundial a um caldeirão de emoções – angústia, medo, raiva, tristeza e ansiedade –, de acordo com o professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Martins.

De histórias de perdas aos contos de adaptação, luta, sacrifícios e medos. Fato é que os funcionários chegaram ao final do ano abalados e desgastados.

Embora haja esperança de mudança no horizonte com a aplicação de vacinas já em andamento em economias mais desenvolvidas, ainda há um longo caminho até que um novo normal seja revelado. Como líder e gestor de RH, você deve mostrar a sua equipe o quanto é grato por todos os sacrifícios empregados por eles no ano que se encerrou, para já começarem 2021 com muita energia.

Por que reconhecer os esforços dos colaboradores é importante?

Os melhores programas de reconhecimento de funcionários atendem aos desejos e às necessidades dos colaboradores, além de se alinharem aos valores da empresa. Por sua vez, eles podem ter um impacto positivo nos resultados financeiros da organização.

Uma pesquisa conduzida pela agência Social Cast revela que 69% dos funcionários dizem que seriam mais produtivos se seus esforços fossem mais bem reconhecidos.

Ademais, empresas com programas de reconhecimento altamente eficazes têm 31% de taxas menores de rotatividade. É o que provou um estudo da consultoria Bersin & Associates

A mensagem é alta e clara: o reconhecimento dos funcionários afeta mais do que apenas os colaboradores – sensibiliza toda a organização.

Como agradecer aos funcionários?

Cada empresa é diferente. O que funciona para uma organização pode não funcionar para outra. No entanto, de maneira geral, os programas de reconhecimento devem ser abrangentes e o feedback autêntico, relevante e específico. Isso vale tanto para programas de reconhecimento de fim de ano como também aos programas fixos ao longo do ano.

Agradecer ao funcionário não precisa necessariamente ser baseado no óbvio, como uma recompensa pela maioria das vendas ou pelo melhor desempenho, mas deve ser baseado em contribuições únicas. Comemore as realizações dos funcionários dando um reconhecimento pessoal, personalizado, criativo e honesto.

  • Pessoal: aplauda os funcionários por suas contribuições específicas.
  • Personalizado: reconheça os funcionários de uma forma que seja significativa para cada indivíduo.
  • Criativo: o reconhecimento não precisa ser monetário; palavras amáveis ou atos simples ajudam muito.
  • Honesto: não invente as coisas seja sincero e genuíno com o seu reconhecimento para que os funcionários saibam que você realmente quer dizer isso.

 

Além disso, conheça outras três maneiras de agradecer aos funcionários após as turbulências da pandemia:

Reconheça seus funcionários nas redes sociais

Use o Facebook, Twitter ou LinkedIn da sua empresa para reconhecer seus funcionários em um ambiente público e que todos tenham acesso virtual.

O reconhecimento social é uma ótima maneira de compartilhar o quão orgulhoso você está de seus funcionários. Além disso, também ajuda a construir sua marca empregadora, expondo para todos a cultura e os valores de sua organização.

É bom destacar que funcionários reconhecidos provavelmente compartilharão postagens de reconhecimento social com seus seguidores. Esse trabalho cria embaixadores da marca que representam bem a sua organização.

Todavia, antes de reconhecê-los publicamente em redes sociais, certifique-se de que os funcionários saibam o que você está planejando compartilhar. Nem todo mundo quer um lugar sob os holofotes públicos. Algumas pessoas preferem ser elogiadas a portas fechadas!

Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional

Compreender os pontos fortes e fracos de seu funcionário e apoiar seu desenvolvimento é uma das melhores coisas que um líder pode fazer. E uma pesquisa intitulada Strengths @ Work Survey,  reforça essa teoria.

De acordo com o estudo, 71% dos funcionários se sentem mais envolvidos e fortalecidos quando há essa conversa franca com os gestores diretos, onde eles elencam as fortalezas dos liderados.

Portanto, uma forma de recompensar os esforços de seus colaboradores é identificar os pontos fortes e habilidades a serem trabalhadas. Nesse sentido, peça para que a organização possa investir nos pontos fracos, subsidiando cursos on-line e fomente também os pontos fortes. Mas como fazer isso?

Por exemplo, conceda oportunidade para que os colaboradores trabalharem em projetos em que suas competências sejam essenciais para o sucesso do programa. Isso mostrará aos funcionários que o gestor confia no potencial deles, promovendo uma sensação de reconhecimento e pertencimento à organização.

Promova a política do vale-presente

Conceda aos colaboradores um vale-presente como uma forma singela de agradecê-los pelos esforços empregados em 2020. Esse vale-presente pode ser personalizado, de acordo com as necessidades de cada profissional. Isso melhoria ainda mais o relacionamento entre líderes e liderados.

Por exemplo, se o colaborador é um adorador de vinho, dê a ele um programa de degustação de vinho. Agora, se você perceber que o profissional está muito estressado, que tal dar a ele um dia de spa, com massagens e outros mimos para ele voltar ao trabalho renovado?

Gostou do conteúdo? Quer entender mais sobre dicas de como recompensar os seus colaboradores? Leia, portanto, o artigo 9 ideias remotas e de baixo custo para motivar funcionário.