Métricas certeiras, mais engajamento, pesquisas constantes e busca de feedback: aprenda como atingir o sucesso do seu RH

Este artigo veio convidá-lo para uma reflexão: você sabe dizer como está o sucesso do seu RH? Pode parecer uma pergunta simples, mas ela abre um chamado para uma série de questões mais profundas.

Nosso papel aqui é ajudá-lo a conhecer seus erros e acertos e trazer estratégias para aprimorar seus processos e suas equipes. Afinal de contas, o RH é uma área primordial para as empresas e se ele está bem, isso se reflete na companhia como um todo.

Então, prepare-se para ficar por dentro de 9 passos estratégicos para promover o sucesso do seu RH.

Exercite sua escuta

Alô, empatia! Ter reuniões regulares para escutar a sua equipe e aquelas que o seu departamento ampara é uma ótima maneira de receber feedback e mostrar aos colaboradores que a voz deles é ouvida e que as opiniões também são levadas em consideração.

Defina metas, datas e métricas

Organização e planejamento são fundamentais para o sucesso do seu RH. Para enxergar melhor as conquistas e entender o que precisa ser aprimorado no departamento, pense em objetivos, prazos e métricas.

De acordo com o artigo “15 Smart Steps To Help Measure An HR Department’s Success” (“15 Passos Inteligentes para Ajudar a Medir o Sucesso de um Departamento de RH”, em tradução livre), publicado na revista Forbes, é preciso focar no que está sob seu controle e responder sinceramente a alguns questionamentos.

Você toma iniciativas a tempo? Consegue engajar os times como um todo? Está oferecendo as ferramentas e os treinamentos adequados aos colaboradores para as funções que eles exercem? O primordial é agregar seu trabalho às metas e prioridades da companhia.

Entre em sintonia com líderes e equipes

Não é fácil medir a performance do RH em termos quantitativos. O primeiro passo é garantir que haja um entendimento claro entre as lideranças da companhia com o time de RH e analisar como as métricas do departamento impactam os objetivos e as estratégias financeiras gerais. É necessário entender os objetivos da organização e desenvolver métricas para atingi-las em conjunto.

Turbine o engajamento com tecnologia

Aliando big data e tecnologia, os times de RH estão com a faca e o queijo na mão para traçar métricas.

Então, para começar, que tal utilizar o índice NPS (Net Promoter Score) para saber como o departamento é visto pelos colaboradores da companhia? Dependendo das notas recebidas, será preciso reformular algumas estratégias de RH para aumentar o envolvimento dos funcionários e delinear métricas mais holísticas. É superfácil de começar! Se precisar conte com a ajuda da equipe de TI.

Realize pesquisas

Não há outro jeito: líderes de RH precisam de feedback (construtivo, claro!). Por isso, invista em pesquisas.
Elas não precisam ser longas ou megacomplicadas. Pelo contrário, desenvolva enquetes curtas e rápidas algumas vezes por ano para saber se os objetivos estão sendo cumpridos ou se alguns ajustes serão necessários.

Identifique as métricas mais relevantes

Tenha foco! Isso significa selecionar as métricas importantes para o departamento e a organização. A qualidade da contratação, por exemplo, é um dado impactante e revelador. Uma boa dica é fazer acompanhamentos trimestrais em áreas-chave como recrutamento, engajamento e treinamento. Destaque as alterações do trimestre ou ano anterior e documente suas metas para o próximo período.

Preste sempre atenção aos indicadores-chave de desempenho. Observe o tempo médio para preencher as posições, as taxas de retenção e absenteísmo, por exemplo.

Consulte sempre seus funcionários

Não tenha medo de questionar sua equipe. Busque respostas para indagações como essas: “Os funcionários estão aprendendo?”; “Temos uma liderança robusta e um pipeline técnico?”; “Estamos contratando as pessoas certas?”; “A cultura é diversa e inclusiva?”; “Podemos responder a uma crise?”.

Ter um conhecimento mais aprofundado do seu time e do funcionamento dele facilitará a tomada de decisões e ajudará no sucesso do departamento.

Contrate certo

Preze sempre pela qualidade de suas contratações. Funcionários que trabalham duro são a espinha dorsal de qualquer negócio de sucesso. Embora a velocidade e a eficiência de custos sejam importantes no recrutamento, em última análise, tudo se resume a medir a eficácia das contratações.

Acompanhe as novas contratações e meça a produção e as taxas de retenção dos funcionários.

Fique atento à capacitação

Quanto mais o RH oferece treinamento ao talento, melhor é o desempenho do negócio. Observe esse processo sempre que possível e privilegie o fator humano. Veja se é preciso oferecer capacitação e promova workshops e atualizações de tempos em tempos. Cursos motivam as equipes e colaboram com a produtividade.

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