Modelo de trabalho híbrido oferece vantagens para os profissionais e para as empresas. Confira!

Um dia o trabalho pode ser conduzido no escritório, outro de casa e por que não, pé na área, na praia? Esse é um possível formato no modelo híbrido de trabalho, que mescla parte do trabalho remoto e parte presencial.

O experimento forçado em trabalho remoto devido a pandemia da Covid-19 mostrou às organizações em todo o mundo os benefícios – e os desafios – de forças de trabalho descentralizadas.

Para muitos, esta foi uma experiência bem-sucedida e abriu as portas para que os funcionários trabalhassem remotamente. Para outros, é um desafio que não terminará tão cedo. Para ajudar a gerenciar essas opiniões, este artigo explorará o conceito de um local de trabalho híbrido e oferecerá conselhos sobre como organizar sua equipe em torno de uma combinação de trabalho remoto e no escritório.

O que é um local de trabalho híbrido?

De uma forma simplificada, um local de trabalho híbrido é a combinação de trabalho remoto com presencial. Existem muitos modelos diferentes para uma força de trabalho, mas, em geral, permite que os funcionários passem algum tempo no escritório e algum tempo em casa.

Embora a logística de locais de trabalho híbridos inevitavelmente varie de organização para organização, o princípio subjacente é o mesmo. Os funcionários desejam trabalhar onde e quando se sentirem mais produtivos.

Esse formato, uma clara consequência da pandemia de Covid-19 no ambiente de trabalho, é considerado por muitos como o novo normal. Um estudo, da consultoria IDC, aponta que 43% dos executivos entrevistados afirmam que o modelo híbrido de trabalho já foi definido pelas empresas onde trabalham como padrão após a pandemia. E nas empresas que ainda não decidiram o modelo, 59% dos entrevistados afirmaram que desejam um modelo híbrido, mesclando o home office com a ida regular ao escritório.

Vantagens do modelo de trabalho híbrido

Ao fazer os ajustes apropriados e acomodar o desejo de trabalhar de onde o colaborador quiser, as organizações estão em posição de melhorar não apenas o bem-estar de seus funcionários, mas também os resultados que eles produzem.
Dentre as vantagens observadas no modelo híbrido estão:

  • Flexibilidade;
  • Redução de custos;
  • Aumento de motivação e produtividade;
  • Diminuição de turnover;
  • Melhora na qualidade de vida e saúde dos funcionários

Como observado, há muitos benefícios em um local de trabalho híbrido, todos baseados principalmente nos efeitos positivos de dar aos funcionários a escolha de onde, quando e como trabalhar. Todavia, há algumas barreiras a serem vencidas nesse formato de trabalho.

Os desafios de um modelo híbrido

Além do medo do desconhecido, a colaboração tem se mostrado um grande desafio para as empresas que estão tentando encontrar o modelo híbrido certo. O ambiente virtual ainda é uma barreira, de acordo com muitos, para a inovação e “ideação”.

Outro desafio apontado ao implantar o modelo híbrido é a conexão com a cultura da empresa. De acordo com uma pesquisa da Steelcase, as pessoas querem voltar ao escritório porque desejam conexão com o propósito da empresa, um senso de comunidade e apoio para sua produtividade.

Isso significa que os líderes precisarão criar, fomentar e nutrir a cultura quando as pessoas estão trabalhando em vários lugares. A responsabilidade complexa e sensível de criar culturas construtivas será ainda mais complicada.

Mas as pessoas são adaptáveis, as empresas são resilientes e as culturas sobreviverão se a empresa usar as estratégias certas! Por isso, não deixe de ler aqui oito dicas que separamos sobre como engajar sua força de trabalho no modelo híbrido:

Acreditar que vale a pena lutar por um modelo híbrido

É importante acreditar nos méritos do modelo híbrido como algo que pode aumentar a produtividade sem comprometer a conectividade da equipe.

Seja flexível em sua estratégia

Fornecer flexibilidade em sua estratégia de trabalho híbrido é fundamental. Permitir que suas equipes decidam quando devem estar no escritório promove uma cultura de engajamento e confiança.

Comunicação é a chave

Crie novas políticas de trabalho híbridas e garanta que a equipe tenha fácil acesso para revisá-las, para que todos os funcionários entendam exatamente o que se espera deles.

Além do mais, quando as pessoas não estão no escritório, elas não percebem automaticamente o que está acontecendo com a organização. A liderança precisa se certificar de manter as pessoas informadas, compartilhando informações relevantes dos próximos passos da empresa. Essa abertura é o ingrediente principal da confiança, fundamental para as culturas construtivas.

Torne o horário do escritório mais valioso

Planeje e monitore suas equipes no escritório com dias de antecedência para garantir que a equipe esteja trabalhando presencialmente em dias de reuniões de equipe.

Mas cuidado! Para essa estratégia funcionar, é preciso que alguém na organização se certifique de gerenciar a capacidade do escritório para garantir que todos tenham uma mesa.

Avalie o desempenho da equipe de forma consistente

É importante verificar regularmente com a equipe o que está funcionando e o que não está. Visto que isso pode ser mais desafiador quando a equipe está trabalhando remotamente, é fundamental aumentar as habilidades humanas em torno do feedback.

A criação de um processo em torno do desempenho pode ajudá-lo a monitorar de forma eficaz e justa a produção e o progresso de todos os seus funcionários. Considere o feedback 360 e a autoavaliação do funcionário como parte de sua avaliação.

Reconheça os ganhos de produtividade do trabalho remoto

Políticas gerais, cronogramas prescritivos e alocação injusta de espaço podem eliminar rapidamente os benefícios de produtividade do trabalho híbrido. Maximize a produtividade garantindo que a melhor combinação de funcionários esteja no escritório a qualquer momento, enquanto incentiva uma cultura que vê o trabalho remoto como uma alternativa positiva para tarefas que podem ser realizadas com eficiência em casa.

Recompense os funcionários pela eficiência e eficácia, em vez da interatividade, e dê a eles autonomia para determinar como fazer isso.

Priorize a saúde mental

A maioria dos profissionais teve uma interação humana física limitada durante a pandemia, por isso é importante pensar proativamente sobre a saúde mental. Os funcionários esperam cada vez mais benefícios de saúde que se concentrem nessas áreas, e os gerentes de RH devem estar preparados para criar protocolos que otimizem a interação humana ou o bem-estar mental.

Invista nas melhores ferramentas digitais

Habilitar uma estratégia de trabalho híbrida significa garantir que sua equipe possa trabalhar de qualquer lugar. Invista em ferramentas digitais que possam te ajudar a gerenciar o desempenho, a capacidade do escritório, as políticas da empresa e muito mais.

Quer ficar ainda mais atento a essa nova tendência do ambiente de trabalho? Então, não deixe de ler um guia que elaboramos sobre o trabalho híbrido.