Com o aumento do trabalho virtual, a modalidade de entrevista online também cresceu. Veja como criar uma entrevista digital incrível

De um lado da tela um recrutador, do outro um candidato ansioso para mostrar suas habilidades. Com a pandemia, as entrevistas online entraram de vez na rotina da área de Talent Acquision.

Segundo uma pesquisa recente da consultoria Gartner, 86% das organizações estão conduzindo entrevistas virtuais para selecionar e contratar novos talentos. Como destacado no estudo, a pandemia levou as empresas a implementar esforços de recrutamento e videoentrevistas em maior escala.

Mas ficam as perguntas: será que essa seleção digital de candidatos está sendo conduzida da melhor forma? Como levar para o ambiente virtual o DNA da empresa contratante? E de que forma estabelecer expectativas de candidatos e organizações por meio de telas?

Neste post, procuraremos esclarecer estes e outros questionamentos, elencando dicas para você ser bem-sucedido na sua experiência de entrevistas digitais. Confira!

Entrevistas online: dicas infalíveis

Quer a sua empresa planeje ou não voltar ao local de trabalho em breve, trabalhar em casa será a nova realidade para muitas pessoas. Muitos talentos, especialmente os raros, se acostumaram ao home office.

Dito isto, o recrutamento virtual será uma ferramenta aliada da área de R&S na guerra por talentos. Não perca, portanto, mais tempo! Coloque agora em prática as dicas infalíveis a seguir para o sucesso de sua entrevista digital.

Expectativas e dicas

A incerteza de qualquer entrevista de emprego a torna uma experiência estressante para os candidatos. É por isso que é recomendado que o máximo de informações possíveis seja compartilhado previamente com eles.

Isso geralmente significa enviar um cronograma de entrevistas, instruções e dicas que ajudarão o candidato a ter sucesso. Por exemplo, envie um e-mail com uma programação de entrevista junto com instruções para usar o software de videoconferência. O objetivo é ajudar o candidato a saber o que o está aguardando

Tenha um plano de backup para a entrevista online

E se, apesar de todos os seus preparativos, a plataforma que você planejou usar não funcionar? Certifique-se de ter o e-mail e o número de telefone do candidato em mãos para que você possa se conectar facilmente. Você pode acabar tendo uma conversa por telefone em vez de uma entrevista em vídeo neste caso.

Outro problema comum, especialmente se você ou o candidato estiverem trabalhando em casa, é a questão de banda larga. Se mais de uma pessoa estiver online em um apartamento ou casa ao mesmo tempo, isso pode causar atrasos ou outros problemas com as ferramentas de videoconferência.

Embora não seja o ideal, uma maneira de tentar resolver esse problema, se acontecer, é desligar a função de vídeo no aplicativo que você está usando durante a entrevista. Vocês ainda poderão conversar entre si em qualquer plataforma que estejam usando, apenas sem os recursos visuais. Você também pode tentar agendar a entrevista para um horário em que menos pessoas em sua casa estejam online.

Não pule direto para a entrevista online

Quando um candidato chega para uma entrevista presencial, geralmente há um momento de bate-papo que o ajuda a se sentir confortável e a estabelecer um relacionamento com você. Não esqueça dessa regra de ouro no bate-papo virtual. Com isso, você também será capaz de formar uma impressão inicial do profissional do outro lado da tela.

Portanto, em vez de ir direto às perguntas pesadas, reserve um minuto para se familiarizar. Fale sobre sua própria experiência profissional e o como você adora trabalhar para a organização. Ou use um fato interessante do currículo do candidato para facilitar a entrevista formal.

Cultura da empresa

Entrevistas pessoais dão aos candidatos a oportunidade de ver sua organização de perto. Eles saem de lá sabendo se ficariam felizes em ir trabalhar no local todos os dias. Mas como fazer isso no modo virtual?

Em uma entrevista remota, você pode usar o compartilhamento de tela para mostrar aos candidatos vídeos sobre a sua empresa, depoimentos de colaboradores e projetos reais nos quais a sua organização participa. Leve toda experiência presencial para o mundo digital dos candidatos!

Exclua da sua avaliação fatores irrelevantes

Embora o candidato também deva tomar medidas para se preparar para uma videoentrevista bem-sucedida, lembre-se de que ocorrem problemas inesperados em chamadas de vídeo.

Ao se encontrar com diferentes candidatos, não deixe que fatores irrelevantes influenciem excessivamente sua opinião sobre eles. As entrevistas podem ser interrompidas por um cachorro latindo ou pelo cortador de grama do vizinho.

Além do mais, problemas de wi-fi sempre parecem acontecer nos piores momentos. Essas distrações temporárias são irritantes, mas, em última análise, não têm nada a ver com as qualificações profissionais do candidato.

Esteja presente e focado

Devemos reconhecer que existe uma dinâmica diferente de entrevistar alguém por meio do vídeo. É fácil perder o foco e pegar sua mente vagando, especialmente com tudo que está acontecendo no mundo hoje.

Lembre-se de que uma entrevista remota não é apenas mais uma reunião na sua agenda. Sua organização está confiando em você para ajudá-la a encontrar o próximo funcionário. E o candidato busca aproveitar a oportunidade para avançar na carreira. Respeite todos os envolvidos e certifique-se de estar presente e ouvindo com atenção durante a entrevista.

Preste atenção às expressões faciais e tom de voz

Mantenha sua voz calma e fale com clareza, mas também se certifique de sorrir e rir quando apropriado, assim como faria pessoalmente. Você quer demonstrar para a outra pessoa que está envolvido na conversa.

Também deixe alguns segundos no final das frases ou depois de fazer uma pergunta para minimizar a conversa. Lembre-se de olhar para a câmera quando estiver falando, não para a sua própria imagem ou a imagem da outra pessoa, por mais tentador que seja.

Tenha um fechamento forte da entrevista online

Quando as entrevistas remotas terminarem, diga aos candidatos o que vai acontecer a seguir no processo e pergunte se eles têm alguma dúvida. Certifique-se de agradecê-los por seu tempo também.

Lembre-se, você está representando sua empresa durante uma entrevista online. Saber como conduzir uma entrevista por vídeo de maneira eficaz o ajudará a deixar os candidatos com uma visão positiva de você e de sua empresa.

Curtiu o nosso conteúdo? Quer saber também como fazer o acolhimento virtual do seu novo talento? Não deixe, então, de ler um artigo especial sobre onboarding digital.