Saiba maneiras de atrair, reter e incluir candidatos de grupos minoritários na sua organização

Aumento de produtividade, maior criatividade, melhor reputação da empresa e mais lucros. Esses são alguns dos benefícios de uma força de trabalho mais diversa.

Empresas que promovem a diversidade não só se destacam no mercado como se tornam mais lucrativas e competitivas. Além disso, a variedade cultural, de gênero, raça, entre outros recortes, cria maior senso de pertencimento entre os funcionários e conecta as equipes que, com diferentes backgrounds, chegam a soluções mais rapidamente.

Mas como construir uma cultura empresarial mais diversa e se beneficiar dessa política? Este artigo abordará maneiras de medir os esforços de diversidade da sua empresa e as melhores práticas de R&S para aumentar a contratação de equipes mais plurais. Confira!

Como a diversidade é medida no local de trabalho?

Diversidade da força de trabalho significa uma equipe de trabalho mais plural, seja pela idade, formação cultural, habilidades físicas, raça, religião, gênero e orientação sexual. A ideia é que as empresas reflitam, como um espelho da sociedade, uma postura mais inclusiva de mobilizar as pessoas para a construção de igualdade para os grupos minoritários.

E está é uma tarefa difícil. Os números indicam que ainda há muita estrada para essa inclusão de fato nas organizações. Em fevereiro de 2021, a publicação Fortune 500 divulgou que apenas de 8% dos CEOs da Fortune 500 são mulheres, o nível mais alto desde que a medição começou a ser feita em 2002 – à época apenas 2 mulheres estavam no topo das organizações.

Outro estudo da McKinsey and Company informou que as mulheres negras representam apenas 4% dos líderes C-level e, para cada 100 homens promovidos a gerentes, apenas 86 mulheres são promovidas.

Não por acaso, diversidade e inclusão no local de trabalho estão entre as questões organizacionais mais críticas. Conhecer as últimas estatísticas da pluralidade de sua força de trabalho é um bom início para saber como estão as políticas inclusivas de sua organização.
Mas, se você não sabe como avaliar essa pluralidade, veja a seguir as nossas dicas:

Recrutamento e seleção para funcionários mais diversos

No caso do R&S, é possível medir a diversidade comparando o número de candidatos a vagas de grupos e sub-representados com o potencial conjunto de candidatos. É possível também verificar a porcentagem de seus diversos funcionários e avaliá-la em relação aos benchmarks da empresa e do setor.

Retenção e engajamento

Para engajamento e retenção de funcionários, compare o número do grupo de funcionários diversos versus aqueles que não são membros de um grupo diversificado nos seguintes quesitos:

  • Desenvolvimento – acompanhar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento;
  • Remuneração e Benefícios – avalie os incentivos financeiros e não financeiros;
  • Promoção – progressão na carreira;
  • Engajamento – índices de satisfação.

Os dados dessas métricas devem ser coletados e analisados para determinar se há casos de viés de recrutamento para que você possa encontrar maneiras de diminuí-los ou eliminá-los.

Dicas de como contratar candidatos mais diversos

Quando se fala em diversidade, respostas rápidas e pontuais nem sempre são as mais certeiras. Trata-se de uma construção coletiva que deve ser mensurada e reorganizada conforme as mudanças sociais.

No entanto, há sim algumas dicas de como começar esse trabalho que tem seu ponto inicial na atração de talentos. Veja algumas maneiras para aumentar seu volume de contratação de candidatos diversos:

Cultive uma cultura corporativa inclusiva

Como você atrai diversos candidatos para trabalhar para você? Criando e promovendo uma cultura corporativa inclusiva.

A primeira regra de ouro é garantir um ambiente de equipe produtivo e respeitoso, onde todos os membros possam contribuir com ideias e sugestões. Por exemplo, incentive as opiniões de membros introvertidos da equipe, certificando-se de que todas as vozes sejam ouvidas ou garantindo que os indivíduos recebam crédito por suas ideias e trabalho.

Outra sugestão é desenvolver o “senso de pertencimento” entre funcionários. Assim, eles se sentirão à vontade para explorar as potencialidades de seus perfis, o que contribui para a cultura de inovação da empresa.

Faça ainda treinamentos constantes sobre diversidade com gestores, funcionários e líderes.

Use as mídias sociais

Se você deseja alcançar o maior número possível de candidatos a qualquer hora, em qualquer lugar, a mídia social é o caminho a percorrer.

Convide seus funcionários de diferentes grupos demográficos para compartilhar depoimentos e histórias da empresa em seus canais do LinkedIn, Facebook e outras redes sociais. Aproveite também e divulgue em suas páginas de mídia social, imagens e vídeos dessa equipe diversa em seus postos de trabalho, isso trará mais realidade à mensagem.

Use uma linguagem inclusiva de gênero

Ao se referir a candidatos, tente usar um pronome neutro em vez de ele/ela, essa é uma maneira de evitar que indivíduos qualificados se sintam rejeitados já no primeiro contato.

Use plataformas de escrita como Gender Decoder, Textio ou Applied para garantir que você use uma linguagem neutra em seus anúncios de emprego.

Atribuições reais da função

Concentre-se nas responsabilidades reais da função em vez de publicar uma lista de requisitos desnecessários. Às vezes, ter uma lista perdida de condições pode ser intimidante para alguns candidatos, criando a impressão de que trabalhar para sua empresa é uma experiência difícil.

Por exemplo, evite usar frases como “fortes habilidades de comunicação em inglês” quando a função não exige essa qualificação; ou ainda evite termos usados muito no universo masculino como “agressividade em vendas” é melhor colocar “bons indicadores em vendas”, assim mais pessoas se sentirão atraídas e incluídas pela vaga.

Participe de eventos dedicados à diversidade de talentos

Esta é a maneira mais rápida de encontrar seu candidato é conhecê-lo pessoalmente. Há muitas feiras de emprego e eventos de networking acontecendo em todo o mundo que abordam a temática da diversidade. Você pode se conectar com um grande grupo de candidatos de várias origens e entrevistá-los por apenas algumas horas participando desses eventos.

A rede de carreira virtual também é uma opção. As empresas estão recorrendo a essas alternativas para buscar candidatos mais diversos em tempos de pandemia.

Quer saber mais sobre como tornar sua empresa mais inclusiva? Então leia mais sobre diversidade no trabalho.