Contratar talentos é a missão do RH desde sempre. E para garantir a assertividade no recrutamento e seleção é preciso estar atento a uma série de detalhes. Com o advento da tecnologia e a pluralidade de cargos e profissionais, a tarefa foi ficando mais e mais sofisticada.

Como se não bastasse toda a complexidade das estratégias demandadas, em 2020, enfrentamos a pandemia de coronavírus e todos os seus impactos no mundo do trabalho. Assim sendo, nada pode ser mais bem-vindo do que dicas para aumentar a efetividade no R&S com o apoio da tecnologia.

Aqui, neste artigo, queremos facilitar seu trabalho no processo de atrair, encontrar e abrir as portas da sua empresa para novos profissionais. Acompanhe nossas dicas para ter mais assertividade no recrutamento e seleção e boa sorte!

Dicas para ser mais assertivo(a) no recrutamento

Tenha o apoio de uma plataforma de R&S que te ajude de ponta a ponta

O primeiro passo, antes de começarmos a expor as dicas, é ter as ferramentas digitais como aliadas na hora de admitir talentos. E, hoje, nada melhor para aperfeiçoar e acelerar as etapas de contratação do que contar com o suporte de uma plataforma de recrutamento segura.

Atendendo a mais de 15 mil profissionais de RH e presente em pequenas, médias e grandes companhias espalhadas pelo país, a plataforma de plataforma de R&S VAGAS for Business, com certeza, trará mais assertividade no recrutamento e na seleção do seu negócio.

Além de oferecer ferramentas inteligentes que apoiam a jornada de recrutamento e seleção de ponta a ponta, ela é a única plataforma que está integrada ao maior site de carreiras do Brasil, o VAGAS.com.br.

Envolva mais pessoas no processo

A busca de talentos não precisa (nem deve) ser uma atividade solitária. Chame seus companheiros de RH para entrevistar os candidatos. Deixe que eles questionem e depois confira a impressão de cada um sobre os aspirantes às vagas abertas.

É interessante entender como seu time percebeu as habilidades e o comportamento dos talentos envolvidos no processo antes de tomar a decisão final.

Melhore suas job descriptions

Aqui, é preciso ser claro e objetivo, acima de tudo. Foque no que a sua companhia precisa em um candidato e apresente essas habilidades em detalhes para atrair os melhores talentos. Mas não exagere no tamanho do job description. Seja sucinto e não esqueça de elencar também os benefícios oferecidos pela empresa.

Conduza entrevistas produtivas

O que você deseja que o profissional traga para a sua companhia? Determine as soft skills e as hard skills essenciais e, ao conversar com aspirantes à vaga e pense nas metas para as quais contribuiriam.

Com perguntas objetivas, esforce-se para conhecer o candidato e entender se ele pode executar o trabalho. Tente saber, ao máximo, sobre capacidades, experiências, interesses e caráter do entrevistado.

Mas lembre-se de manter a educação e a delicadeza, afinal o analista de RH também tem que passar uma imagem positiva ao candidato.

Desvende o passado do profissional

É sempre recomendável conhecer as experiências passadas do candidato, principalmente o emprego mais recente. Pergunte por que ele saiu de seu último trabalho e fique atento às justificativas. Veja se os motivos fazem sentido ou se o profissional demonstra problemas de ego, como dificuldade em receber críticas, ou de relacionamento, por exemplo, ao não se entrosar bem nos times em que atua.

Se houver características muito negativas de personalidade, continue sua busca por um novo talento.

Fuja do acúmulo de processos

Organize-se e evite, sempre que possível, realizar recrutamentos diferentes ao mesmo tempo. Assim, você impede o desvio das metas principais e mantém a concentração nos profissionais necessários para o momento.

Se precisar contratar simultaneamente talentos para diversos postos, tente alocar recrutadores distintos para a tarefa.

Aproveite o impulso de diversos canais

Para impulsionar o alcance das suas vagas, embarque nas redes sociais e demais canais onde você possa divulgá-las. Se você tiver uma plataforma de R&S que te ajude a alcançar com mais praticidade esses canais, como o VAGAS for business com o multiposting, você terá muito mais facilidade na condução do processo.

Crie anúncios criativos

Para se destacar nesses anúncios de vaga, foque em sua marca empregadora e informe os valores e diferenciais da sua empresa. Além disso, use hashtags para chamar atenção para a empresa e as oportunidades em aberto. Importante ainda fazer posts diretos e livres de clichês ou brincadeiras excessivas.

Pense na diversidade

Não tenha receio em contratar jovens ainda com pouca experiência ou pessoas acima dos 60 anos. Também é importante pensar na atração de profissionais que compõem as minorias, caso de mulheres, negros, pessoas com deficiência e público LGBTQI.

Mesclar talentos com diferentes óticas e backgrounds é uma atitude extremamente benéfica para a companhia, já que ajuda na promoção de ideias mais criativas, no desenvolvimento da empatia e ainda contribui para a melhora da imagem e lucratividade da empresa.  Aprofunde-se no assunto com nosso e-book Por que a Diversidade e a Rentabilidade Estão Claramente Relacionadas?.

Valorize o período de teste

O tempo de experiência, que dura normalmente três meses, pode ter um custo adicional ao processo de admissão, mas é um custo produtivo. Neste período, você terá certeza se o profissional cumpre com todas as competências requeridas e verá se ele se encaixa à cultura da empresa.

Faça uma pesquisa

Feedbacks são sempre muito relevantes. Aproveite a presença dos candidatos para realizar uma enquete rápida sobre o seu processo seletivo.

Ao fim da entrevista, peça para eles preencherem um breve questionário sobre o que pensam da entrevista, do processo seletivo, dos profissionais de RH que o contataram e o que mudariam ao longo das etapas. Analise as impressões dos profissionais para dar encaminhamento a mudanças, se necessárias.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para saber mais sobre a importância da contratação de profissionais negros.