agora os candidatos surdos terão acessibilidade no VAGAS.com.br com a ajuda de uma intérprete em libras virtual

Buscando proporcionar uma experiência cada vez mais mais inclusiva aos candidatos surdos que utilizam o VAGAS.com.br, trazemos uma novidade que nos enche de orgulho. O nosso time acabou de ganhar um grande reforço, a Maya: a intérprete virtual em libras que irá apoiar candidatos surdos na vida profissional, garantindo acessibilidade digital em nossos canais.

Por meio dela, eles terão mais acessibilidade tanto no nosso site de carreiras, para buscarem oportunidades de emprego, quanto no VAGAS profissões, para buscarem apoio ao desenvolvimento das suas carreiras por meio de artigos e dicas.

Maya nova tradutora em libras da VAGAS

O nome Maya representa lindas simbologias, dentre elas, a transformação. E é exatamente isso o que queremos: mudar. E queremos que nossos clientes façam parte dessa evolução ao nosso lado, criando um ambiente cada vez mais justo e inclusivo.

Acessibilidade digital para candidatos surdos

Para contextualizar a importância do papel da Maya na VAGAS, compartilharemos alguns dados importantes:

  • segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 360 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no mundo, sendo que quase 10 milhões destas, de acordo com o CENSO IBGE 2010, são brasileiras;
  • segundo a WFD (Federação Mundial dos Surdos, na sigla em inglês), cerca de 80% dos surdos do mundo são analfabetos nas línguas escritas;
  • no Brasil, a maioria dos surdos não possui a compreensão da Língua Portuguesa, tendo dificuldades para ler e escrever;
  • para se comunicar, grande parte da comunidade surda nacional conta com a Língua Brasileira de Sinais – Libras (vale lembrar que a língua de sinais também não é universal);
  • se os sites não possuem um plugin de acessibilidade para surdos, eles não serão impactados pelo conteúdo da página e terão uma experiência ruim.

 

E é exatamente aí que entra o papel da Maya, um plugin de acessibilidade da Hand Talk, que realiza a tradução de conteúdos de textos e imagens para a Língua Brasileira de Sinais, levando aos candidatos surdos a autonomia necessária durante a navegação no site e no blog.

Além disso, a parceria com a Hand Talk também possibilita a inclusão de pessoas analfabetas e com baixa visão, pois contaremos também com o recurso de áudio descrição, apoiando essas pessoas através da leitura de tela.

Trata-se de um importante processo de valorização e respeito e nós, da VAGAS, estamos muito felizes com isso.

Por que a chegada da Maya é importante para a VAGAS

Como empresa responsável pelo VAGAS.com.br, que conta com mais de 19 milhões de candidatos cadastrados, sabemos o tamanho da responsabilidade que temos em nossas mãos.

O caminho de melhorias em acessibilidade digital ainda é longo, mas aos poucos vamos evoluindo e proporcionando melhores experiências às pessoas que confiam na gente para um dos momentos mais importantes da sua vida: a busca por um emprego. E queremos que todas as pessoas cadastradas tenham a mesma facilidade e oportunidade de chegarem até às vagas de nossos clientes, sem precisar passar por uma grande barreira.

Por isso, desejamos as boas-vindas à Maya. Queremos que ela traga a acessibilidade digital merecida aos candidatos surdos da nossa base e que traga os melhores candidatos para as vagas de nossos clientes, de forma cada vez mais justa.

E tem mais novidade por aí

Buscando proporcionar uma experiência mais acessível à comunidade surda também dentro da nossa plataforma de recrutamento e seleção, começamos 2021 trazendo a acessibilidade para recrutadores e recrutadores que utilizam o nosso produto.

Com a ajuda da Maya, agora todos os nossos clientes poderão ativar o recurso de tradução gratuitamente para acessar o conteúdo na Língua Brasileira de Sinais com mais facilidade e autonomia.

Gostou da novidade? Confira também o artigo sobre diversidade no trabalho.