Veja como transportar para o mundo virtual a satisfação de programas de recompensas

Recompensar funcionários em tempos de trabalho remoto parece ser uma tarefa difícil e com pouco brilho. Acostumados com a atmosfera dos eventos físicos de reconhecimento ou com happy hours em que o sangue, o suor e a expertise das equipes eram ressaltados, agora, a organização e os colaboradores precisam saborear essas glórias em ambiente virtual, o que soa um pouco robótico num primeiro momento.

A boa notícia é que, com um pouco de criatividade e compreensão do que impulsiona a experiência dos funcionários, é possível sim traduzir a cultura de reconhecimento para o digital.

Neste artigo, vamos analisar um case de sucesso de como recompensar funcionários no cenário virtual e dicas de como ser bem-sucedido nessa tarefa. Boa leitura!

Reconhecimento em tempos digitais

Essa transição do presencial para o virtual exigiu uma liderança do RH na elaboração de novos processos e políticas entre organizações e sua força de trabalho. No começo da transição, problemas mais aparentes foram resolvidos tais como acesso remoto aos arquivos da empresa, ajustes de horários de trabalho com a equipe e rotina de trabalho.

Porém, com o passar do tempo, e com a virtualização dos trabalhos se colocando como uma tendência, novos desafios foram alçados à área de gestão de pessoas. Alguns colaboradores começaram a performar muito bem no ambiente digital, outros tiveram dificuldades com a prática virtual, foi preciso um realinhamento das OKRs, observando especificidades de cada colaborador.

Na sequência, veio a pauta da saúde mental dos colaboradores. Muitas pessoas começaram a se sentir ansiosas, deprimidas, enquanto outras se sentiam felizes de poder atuar de qualquer lugar. O RH teve de estabelecer programas virtuais de acolhimento àqueles que se sentiram acuados e isolados com o mundo on-line.

Foram tantas as particularidades nessa transição do físico para o virtual  e depois para o phygital, uma mescla dos dois ambientes, que uma hora ou outra chegaria a vez de remodelar também as políticas de reconhecimento dos colaboradores.

Mas antes de apresentar dicas e sugestões de como você pode recompensar o trabalho de seus funcionários, vamos falar sobre o case da ALKU, uma consultoria norte-americana especializada em TI.

Case ALKU

Recentemente, o Great Place to Work divulgou o case de sucesso da consultoria ALKU. Antes da pandemia, todos os funcionários da empresa trabalhavam em seus escritórios físicos em Massachusetts, Virgínia, Carolina do Norte e Tennessee, nos EUA. Desde o isolamento social, 100% dessa força de trabalho foi redistribuída para o trabalho remoto.

O principal problema da organização, com essa nova modalidade de trabalho, era manter o índice de aprovação da empresa pelos colaboradores em 99%. O reconhecimento dos funcionários sempre esteve presente na cultura da ALKU. Quando questionados sobre o que tornava a empresa um ótimo lugar para se trabalhar, os funcionários frequentemente mencionam a cultura de reconhecimento.

O medo da organização era perder essa essência. Para tanto, foi montada uma espécie de guerrilha do bem para manter esse traço da cultura também no mundo on-line. As estratégias da ALKU foram:

  • Criar programas de reconhecimento com bases virtuais;
  • Endossar o reconhecimento de pares de forma digital;
  • Transportar eventos culturais da empresa para o mundo virtual;
  • Convidar todos os colaboradores para celebrar as conquistas da organização, mesmo a distância.

De acordo com levantamento da empresa, os índices de engajamento e de satisfação dos colaboradores ainda continuam elevados, em torno de 90%.

Maneiras de reconhecer colaboradores virtualmente

Para manter seus colaboradores reconhecidos e engajados mesmo a distancia, aqui estão nove dicas sobre como trabalhar as recompensas remotamente. Importante destacar que algumas dessas sugestões se estendem também à comunidade, o que acentua o poder de pertencimento do colaborador à empresa e à sociedade.

Leve para o mundo virtual as comemorações

É provável que quando seus funcionários se reuniam no escritório todos os dias, eles encontravam maneiras de comemorar conquistas juntos com uma salva de palmas, tocando um gongo ou em happy hours.

Agora, que seus funcionários estão trabalhando remotamente, convide-os para uma reunião virtual usando programas como Zoom ou Skype para anunciar essas grandes conquistas. Além disso, o tempo extra presencial ajudará a aliviar a solidão que os trabalhadores remotos costumam sentir no trabalho.

Recompensa em forma de doação

Você pode estabelecer também um programa de metas em que aqueles que a atingirem ganham bônus em dinheiro e possam indicar instituições carentes para que a empresa faça uma doação em nome daquele colaborador.

Dessa forma, seus funcionários podem doar para organizações relevantes e específicas que apoiam suas comunidades locais.

Invista em clube do livro

Construa um canal de comunicação dedicado à leitura. A sua organização pode promover debates virtuais sobre as obras e promover a descontração e o engajamento virtual das equipes.

Além disso, para reconhecer aqueles que estão performando melhor, patrocine a compra de livros físicos (entregues em casa) ou e-books.

Tempo livre dedicado

Com o trabalho remoto confundindo os limites entre vida pessoal e profissional, é importante garantir que seus funcionários tenham tempo para realmente descansar e recarregar as baterias. Para tanto, que tal estabelecer uma sexta-feira livre por mês àqueles que estão atingindo suas metas?

Lembre-se o ócio criativo é uma boa maneira para manter seus colaboradores em sintonia com os objetivos da empresa.

Dê aos funcionários cartões-presente locais

Muitas empresas estão lutando para se manter no mercado, especialmente as PMEs. A melhor maneira de apoiar essas empresas e reconhecer seus colaboradores ao mesmo tempo é comprar vales-presente desses comércios.

Reconhecer funcionários por ações específicas

Ajustar-se ao trabalho em casa pode ser difícil, por isso é essencial recompensar comportamentos específicos. Isso não apenas mostra apreciação, mas também incentiva outros funcionários a seguirem o exemplo.

Por exemplo, se a sua organização tem um funcionário que é receptivo e atencioso, mesmo quando trabalha remotamente, escreva para ele uma mensagem personalizada que detalha o quanto a organização está orgulhosa dele e de seu comportamento.

Não esqueça de dar publicidade ao fato, isso reforçará o valor da comunicação em toda a sua equipe remota e motivará ainda mais o funcionário que já está tendo sucesso.

Portanto, você deve reconhecer em um canal público como o Slack, na intranet da sua empresa ou em uma plataforma de reconhecimento que inclua um feed social onde todos possam ver os reconhecimentos.

Ofereça oportunidades para desenvolvimento profissional

Uma maneira criativa de recompensar e reconhecer funcionários a distância é oferecer a eles oportunidades de desenvolvimento profissional. Ofereça cursos online com desconto ou gratuitos por meio de plataformas digitais para que os funcionários possam crescer profissionalmente.

Além do mais, você pode ver se os profissionais de sua comunidade estão oferecendo aulas online e registrar sua equipe nelas. Isso atinge o objetivo de recompensar seus funcionários e dar suporte aos membros da comunidade local.

Patrocine festas virtuais

Assim que o home office passou a ser uma prática adotada por muitas empresas, houve um boom de happy hours virtuais. Os colegas de trabalho começaram a fazer reuniões descontraídas em plataformas como o Zoom, bebendo e comendo alimentos de suas casas. Mas que tal se a empresa patrocinar essa festa virtual?

Sim, uma vez por mês, ou a cada dois meses, a empresa poderia dar um vale happy hour para seus funcionários, assim eles poderiam comprar comidas e bebidas próximos à residência deles, consolidando uma comemoração digital promovida pela empresa. Essa dica vale muito para manter seus colaboradores engajadas e não está ligada, necessariamente, à recompensas pessoais, mas sim com o trabalho de pertencimento à organização.

Bolsa Almoço

Na mesma toada da dica anterior, essa sugestão também é válida para aumentar os índices de engajamento e pertencimento das equipes remotas. Se a sua organização oferecia lanches ou almoço durante o expediente, aloque esse orçamento para um bolsa almoço diferenciado.

Uma vez por mês, o colaborador pode pedir uma refeição num valor previamente acordado com a organização e ser posteriormente reembolsado.

Há muito a aprender com essa nova transição para o trabalho remoto. Esta é uma oportunidade de avaliar a capacidade da sua empresa de apoiar os funcionários mesmo que distância.

Se interessou pelo conteúdo? Veja, então, também dicas para uma comunicação efetiva no home office.