Confira as principais skills de um bom recrutador e como usá-las para atrair candidatos

Atrair candidatos e selecioná-los está se tornado um processo muito mais high touch do que meramente mecanizado, como imaginam.

Vejamos o caso a seguir: uma recrutadora já tinha finalizado o processo para uma vaga operacional com quase 50 entrevistados. Eis que surge um profissional atrasado, suado e todo desalinhado. Com cautela, a recrutadora questionou o candidato: “O senhor está um pouco atrasado. A seleção já foi encerrada. Aconteceu algum problema?”.

Sem graça, o profissional respondeu que não conseguiu chegar mais cedo. Ele havia ido a pé de São Bernardo do Campo, cidade na Grande São Paulo, ao centro da capital paulista. O rapaz estava desempregado há um ano e não tinha dinheiro para a condução. Sem saber ao certo o que responder, a recrutadora seguiu adiante com a entrevista.

E alguém acha que esta recrutadora se arrependeu de ter feito hora extra? De forma alguma! O candidato foi selecionado para o cargo e, em menos de quatro meses, virou chefe do setor de manutenção. Essa história mostra que um bom profissional de R&S precisa ter soft skills, como empatia, comunicação, agilidade e paciência. Não fosse esse mix de competências, a história relatada talvez não tivesse esse final feliz.

Um olhar mais humanizado faz toda a diferença no processo de atração e retenção de candidatos. E, nesse mundo digital, saber conversar e captar os candidatos nas redes sociais, também é um grande diferencial para profissionais de R&S.

Nesse sentido, a VAGAS elencou algumas competências de recrutadores 4.0 para atrair candidatos.

Tenha empatia

A primeira ação é se colocar na pele do candidato. Por mais absurda que a pergunta do profissional ou a situação que ele conduziu pareça, há uma coerência naquilo.

Certa vez, um head de Talent Acquisition foi entrevistar um profissional para uma posição-chave na empresa. O candidato tinha estudado nas melhores escolas, mas parecia pouco preparado para a entrevista. Ele tremia e falava frases desconexas. O head parou e perguntou ao candidato por que ele estava tão nervoso. Uma semana antes, o profissional tinha perdido a mãe. Foi um alívio para os dois lados. Eles começaram a falar sobre coisas aleatórias para aliviar a pressão, e, aos poucos, retomaram a entrevista.

Atenção aos detalhes para atrair candidatos

A atenção aos detalhes é vital para atrair candidatos – da captação de informações para redigir o job description à confirmação de dados sobre os candidatos. Isso sem falar que é possível trabalhar com um pool de talentos relativamente pequeno.

Sendo assim, é extremamente importante lembrar de cada detalhe do profissional entrevistado. Isso significa recordar de competências, trajetória de carreira, o que busca na posição, principais conquistas profissionais etc. Também é preciso checar alguns dados fornecidos pelo candidato. Negligenciar detalhes como esses pode arruinar a reputação da empresa.

Seja multitarefa

Ao mesmo tempo em que precisa observar os detalhes, um bom recrutador também deve ser multitarefa para atrair talentos. É necessário reunir anúncios de emprego, selecionar candidatos, executar verificação de antecedentes, conduzir entrevistas, consultar os empregadores, fazer ofertas e muito mais. Ufa!

Além disso, via de regra, os recrutadores atuam em diferentes posições em indústrias e companhias distintas, por isso, precisam ser capazes de lidar com diversas atividades lado a lado.

Trabalhe seu marketing

Encontrar os melhores talentos no mercado atual é extremamente difícil. O número de cargos em aberto é muito maior do que o de candidatos (para TI e outros setores de alta tecnologia) e os profissionais dessas áreas não precisam ir atrás dos trabalhos, o movimento ao contrário acontece.

Portanto, dificilmente eles vão se candidatam às vagas no modelo tradicional, necessitando ser aguçados e atraídos pela descrição da empresa e do cargo. É por isso que os grandes recrutadores também precisam ser bons profissionais de marketing e saber como vender a posição e a empresa, usando as mais recentes táticas de marketing de conteúdo e social media.

Construa o relacionamento

O recrutador é o principal elo entre a empresa e o candidato. Ele deve construir uma relação de confiança com os profissionais já no primeiro contato. Dependendo da impressão que ele causa, pode desencorajar ou atrair candidatos para seguirem no processo.

Por isso, os recrutadores demandam excelentes habilidades de comunicação. Essas competências são altamente importantes para todas as posições, mas são essenciais para setores como engenharia e TI, que costumam reunir candidatos mais introvertidos.

Aposte em TI e data-driven

No século 21, as habilidades em novas tecnologias não são mais uma necessidade apenas para funções de TI. Atualmente, profissionais de R&S trabalham com softwares de recrutamento, que exigem conhecimentos específicos para otimizar seu uso.

Além disso, é um grande diferencial saber lidar com programação, design e SEO (Search Engine Optimization). Por fim, mas não menos relevante, deve haver análise de dados no RH, como osfornecidos pelas plataformas de recrutamento, a fim de rastrear as falhas e os acertos do processo.

Quer saber mais sobre boas práticas de recrutamento? Então confira nosso guia para tornar seu anúncio de vaga um imã de talentos.